segunda-feira, julho 18, 2011

As agências nunca se enganam e raramente têm dúvidas.



A última classificação da agência de notação Moody´s da dívida portuguesa pôs finalmente toda a classe política e a sociedade em quase unanimidade contra tal passo, traiçoeiro e de fraca credibilidade. Mesmo as instituições europeias concordaram, falando agora na urgência na criação de uma "agência de notação europeia independente" (mas é a UE que cria?). Escrevi "quase unanimidade" porque alguns zelotas do liberalismo económico destoaram. Não, para eles a classificação da Moody ´s é justíssima e isenta, nada tem de parcial, e apenas reflecte a dificuldade do país em cumprir os seus compromissos, por mais que se esforce. Ou seja, as agências de notação são absolutamente honestas e objectivas e não têm segundas intenções políticas. a fora como se diz isto, e a total crença no auto-regulação e na mão invisível parece-me cada vez mais panglossiana: tudo corre no melhor dos mundos, e as coisas passar-se-iam sempre obrigatoriamente assim. O fado dos mercados que não se enganam não muda. Os ultra-liberais, em termos de fidelidade ideológica, acabam por estar próximos dos comunistas, na barricado inversa, lembrando também uma igreja evangélica. O Mundo pode cair, mas os mercados terão sempre razão e quem os classifica também. A cataláxia não falha. Os mercados são grandes, e os austríacos os seus profetas.



4 comentários:

Anônimo disse...

Pimenta, don't kill the messenger!

MDC

João Pedro disse...

Precisamente: não se trata de um simples "mensageiro", mas de um agente.

Anônimo disse...

Nao me fiz entender.. acho que nao se deve restringir ou condicionar opinioes ponto.

E se a importancia que se lhes da é demasiada, nomeadamente implicações legais ao nível do BCE, entao que se critique o BCE.

Abraço!

Anônimo disse...

I adore your web site as well as it would seem really nice commencing my tip of stuff. As well as I was questioning condition a annul phone lookup power back up you fix the suspicious people as regards your webpage. Perhaps we know how to exhaust a phone number lookup with the purpose of come across absent reverse phone lookup internet site with reference to your other comments here given that well. So get amazing done clear in your mind with the aim of recognize how with the intention of get amazing done a repeal cellular phone search whilst you're prepared.