segunda-feira, junho 18, 2007

Noivos de Santo António?

Há uns anos, o Inimigo Público, como sempre sarcástico, punha no seu caderno uma notícia anunciando que o BE iria apoiar os "Noivos de Santo António", a versão gay dos noivinhos abençoados pelo santo milagreiro, de forma a atraír votos para as Europeias desse ano. Lembro-me de ler aquilo em cojunto com alguns colegas de trabalho e de nos desatarmos a rir com a imaginação dos autores.
Mas parece que a realidade resolveu pregar uma partida aos incautos e copiar mais uma vez a ficção humorística : sim, Ana Sara Brito, da candidatura de António Costa à CML, quer levar os casamentos gays para o Salão Nobre da Câmara, numa versão civil dos tradicionais casamentos de Santo António. Parece piada mas não é.
Dá-me ideia que o PS se tinha comprometido a não aprovar tais legislações pelo menos durante esta legislatura. Vem agora a candidatura do partido governamental defender exactamente o contrário e ainda promover a sua realização em claro desafio burlesco às festividades juninas.
Não sei se a proposta partiu dos planos iniciais ou se não passou de uma ideia peregrina de Ana Sara Brito para tentar apanhar os votos da "comunidade LGTB" e afastar definitivamente Sá Fernandes da vereação. A candidata diz que sim, que a ideia parte de toda a candidatura, e que "seria bom se os casamentos fossem no Salão Nobre".
Além do próprio ridículo da ideia, seria bom perguntar à candidatura de António Costa se lançou isso cá para fora por eventualmente estar a ser preparada uma lei que regule essa matéria e que legalize os casamentos homossexuais em Portugal. O nº 2 do Governo até há um mês atrás está com certeza ciente dessa matéria. A menos que seja uma pressão de um grupo no sentido de obter esse mesmo resultado. Vai dar ao mesmo. Podiam era dizer logo ao que vinham e não se ficar pelas atoardas.
Também me parece que o Salão Nobre da CML não está normalmente aberto a casamentos civis comuns - heterossexuais, entenda-se. Assim sendo, teremos uma situação em que prevalecerá o factor gay como condição para usufruír desse espaço, normalmente reservado a cerimónias solenes e de importância acrescida. Lá se vai o argumento de que a "comunidade LGTB" não tem os mesmo direitos e é discriminada.
Finalmente: será que quem teve esta iluminada ideia não tem noção do ridículo? Casamentos gays de Santo António no salão Nobre da Câmara? Vale tudo para ganhar meia dúzia de votos ou o disparate pegado consagra-se definitivamente como "proposta eleitoral"? O Inimigo Público deve é ser o novo oráculo da nação.

Nenhum comentário: