sábado, outubro 26, 2024

Marco Paulo

A quantidade de posts e homenagens a Marco Paulo dá bem conta a importância musical que teve nas últimas décadas. Por muito que dissessem que era rústico, piroso, etc, teve um sucesso musical brutal como poucos neste país e de certa forma era um ícone social dos últimos 50 anos (talvez agora nem tanto, mas a extensa trunfa era só por si icónica). E era uma personagem, com aqueles caracóis, o menear do microfone e algumas atitudes um pouco irritantes de "Diva", que também demonstrou em algumas exibições mais recentes. Em tempos disseram dele que "era a maior fraude do país". Se era, geriu-o com inteligência e calculismo.

Vi-o em actuação uma única vez, em Caminha. Mantinha a pose ensaiada, mostrava a devoção que sempre o acompanhou e, facto inegável, tinha uma voz incrível - essa não era fraude nenhuma. E o certo é que encheu completamente a praça central da vila.
Estava muito longe de ser um fã ou simpatizante, mas só por pedantismo se pode negar o impacto social e cultural que teve durante décadas. As notícias recentes tornaram a sua morte pouco esperada. Que tenha enfim encontrado Nossa Senhora, pela Qual nutria uma imensa devoção.