domingo, maio 22, 2005

Para a glória ou para o desastre

Amanhã (hoje, pelas horas que já são) jogam-se os últimos desafios do campeonato. O Sporting, já se sabe, está afastado da corrida, e, depois da semana a todos os títulos arrasadora que atravessou, tem apenas a hipótese de ir ao segundo lugar. O Braga só mesmo com sorte é que fica em terceiro. Assim sendo, restam apenas dois candidatos ao título: o SLB, que se desloca ao Bessa, e o Porto, que joga em casa com a Académica. O grau de dificuldade dos dois jogos é, como se pode ver, abismal.
A vitória da semana passada sobre os lagartos, no esfuziante anfiteatro da Luz, com a ajuda do Labreca, pôs uns quantos adeptos a buzinar Lisboa fora, como se o campeonato estivesse ganho. A euforia era compreensível, depois de semanas a ouvir os sportinguistas a afirmar alto e bom som que iam ganhar à Luz, mas no seu lugar teria mais calma. Disse isso mesmo a um amigo, que mal acabou o jogo me telefonou eufórico a pedir que lhe comprasse bilhetes para o Bessa. Porque os jogos têm mais de noventa minutos e, pelo menos no início, são onze contra onze. Porque não é verdade que o Bessa vá estar todo vermelho, como por aí se diz (e que estivesse: não significava nada); porque os nervos e a condição física podem traír os jogadores do Benfica, além do capítulo da finalização também não estar famoso. E porque o Boavista não é uma equipa qualquer, já esteve em primeiro e não aceitará ser o bombo da festa, além de que, tudo o indica (e o treinador Barny não desmentiu), os salários em atraso dos jogadores axadrezados devam ser pagos por generosa mão vinda das Antas em caso de vitória.
Por isso, não estou assim tão confiante, antes pelo contrário: as dificuldades vão ser mais que muitas, e só com toda a concentração e força anímica os jogadores do SLB vão ser capazes de ultrapassar a situação. Nestas coisas costumo ser pessimista, talvez fruto da derrota no EURO 2004, ou devido ao facto de estarmos perante um objectivo há tanto tempo perseguido que até parece bom demais para ser verdade. Estive mesmo prestes a vender o meu bilhete, mas pensando melhor seria uma cobardia, agora que o meu clube tem oportunidade de ser campeão, ainda por cima a escassas centenas de metros de minha casa. Sim, irei ao Bessa, apesar de toda a tensão que rodeia este jogo e o do Dragão, e das ameaças de um grupo de delinquentes que dá pelo nome de SD. Pode ser a glória, pode ser também a tristeza e a humilhação e o desânimo, mas nem eu nem os milhares de benfiquistas presentes viraremos a cara enquanto pudermos ser campeões.
Haja Deus!


O estádio onde o Benfica terá a grande prova de fogo. O sítio onde vou ficar é na bancada da direita, em baixo.

A propósito do Bessa, muito se falou na semana passada da freguesia contígua, Lordelo do Ouro, por causa do seu desbocado pároco e do tenebroso caso da pequena Vanessa. Ouvi várias menções à freguesia como sendo "a terra". Por certo pensavam que era uma qualquer aldeia nos arredores do Porto. Fica o esclarecimento: Lordelo é uma freguesia da cidade do Porto, onde se situam Serralves, a Casa das Artes e onde eu moro, e por onde amanhã entrará a camioneta do Benfica rumo ao Bessa. Percebido?

E para concluír o assunto futebol, fica o meu sincero abraço de solidariedade aos lagartos que tão ingloriamente perderam a final da UEFA no seu estádio. É pena, mas os tipos do CSKA foram mais cínicos e inteligentes. É um péssimo fim de época para o Sporting, mas julgo que os esperam dias melhores. E talvez outras finais, de desfecho mais feliz.

Um comentário:

mfc disse...

É hoje, tem que ser hoje.
Ao fim de 11 anos vamos voltar a sorrir de novo!