segunda-feira, julho 09, 2007

Maravilhas duvidosas

Acompanhei o espectáculo das "Novas Sete Maravilhas do Mundo" e das "7 Maravilhas de Portugal" pela televisão, e não posso deixar de dizer quea coisa correu bastante bem quanto à organização e à festa propriamente dita. Já sobre as escolhas a coisa fia mais fino. No segundo grupo, quem não conhecer Portugal fica com a ideia de que o que interessa visitar a nível monumental está concentrado em apenas dois distritos do centro, com uma ilha identitária mais a Norte. O Castelo de Guimarães percebe-se apenas por motivos simbólicos, até porque se trata sobretudo de uma reconstrução. Entre a Batalha e Alcobaça, preferia que tivesse ganho apenas um, muito embora tenham histórias e estilos arquitectónicos diversos. Óbidos não merece mais do que Marvão ou Monsaraz, e em Belém haver duas escolhas é excessivo. Podiam ter apostado no conjunto manuelino. E assim ficaram de fora as minhas escolhas, que incluíam por motivos pessoais, o Palácio de Mateus e a Igreja de São Francisco.

Já quanto à Maravilhas do Mundo propriamente ditas, não fiquei também muito convencido. O Cristo Redentor? Só se explica mesmo por campanha dos brasileiros, senão bem podiam pôr o Cristo Rei de Almada. Se ainda fosse o Rio de Janeiro por inteiro...

Chichen Itzá também deverá a sua escolha por igual campanha. Vamos crer que é uma homenagem às velhas pirâmides de Gizé. não duvido da monumentalidade de Petra, mas não estava à espera desta. Até se aceita. Assim como a Grande muralha, o Taj Mahal e Machu Picchu (embora a ideia de atraír mais turistas à cidade andina, a ser verdade, seja insensata). O coliseu é o representante da Europa (já repararam que a América do sul tem três?) Os romanos legaram afinal uma "Maravilha do Mundo Moderno" sem provavelmente terem imaginado que mereceria tal galardão.

Fiquei com pena que outros não tivessem sido os contemplados. Em lugar do Redentor, a Estátua da Liberdade (porquê os assobios, Santo Deus?) seria mais apropriada, até porque, altiva e com o facho resplandescente, recorda outra Maravilha da Antiguidade, o Colosso de Rodes. O Potala, em Lhassa, nem sequer entrava como candidato. Mas a minha maior tristeza é que não tenha sido eleito um outro símbolo da antiguidade, marco da civilização ocidental e muito querido cá neste blogue, além de esticamente impressionante, não obstante o passar do tempo e as vilanias de que viu alvo. Isso mesmo: a Acrópole.

Como prémio de consolação, o evento realizou-se num recinto majestoso, que dada a sua monumentalidade e toda a carga gloriosa de que se reveste, poderá ficar a ser considerado, por inerência, como a oitava maravilha.

Nenhum comentário: