Finalmente! Consta que há um ano que eles andam por aí, mas só nos últimos dias é que finalmente pude ver os autocarros de dois andares de nova geração que agora circulam pelo Porto. Parece-me que fazem percursos mais periféricos (para reduzirem o número de veículos e não agravarem o trânsito para essas periferias?), ao contrário do que acontecia antigamente. Têm um ar elegante, mas meramente funcional, muito germanizado, o que não admira, já que são da marca alemã MAN.
Claro que são muito diferentes dos velhos autocarros duplos que circularam na cidade até primórdios dos anos noventa. Esses venerandos meios de transporte, construídos pela British Leyland e iguais aos seus irmãos londrinos, marcaram gerações que neles se deslocaram por toda a cidade. A carreira, agora suprimida, que mais os popularizou terá sido certamente a do 78, que atravessava a cidade desde o Castelo do Queijo até ao Hospital de S. João. Era fantástico, talvez devido à idade, subir a Avenida da Boavista e percorrer as perpendiculares lá em cima, no andar superior, com uma grande vista panorâmica, nesses autocarros vermelhos, laranjas ou até, em versões mais antigas, verde-escuros, normalmente com publicidade associada. Prática comum era a dos "gunas", ou miúdos de bairro, subirem para a parte de trás do veículo, uma saliência no vidro traseiro, e deixarem-se ir.
Os novos autocarros, com o seu pragmatismo disciplinar alemão, não têm espaço para gunas nem grande paleta de cores. Não sei como são por dentro nem qual o ângulo de vista superior. Mas servem pelo menos para suprir uma memória viva dos transportes da cidade do Porto. Falta-lhes alguma publicidade, para abater no passivo dos STCP, e novas cores, para cumprirem ainda melhor essa função complementar ao transporte de passageiros.
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