terça-feira, janeiro 08, 2013

Leituras



2013 começou, mas as leituras habituais de blogues mantêm-se. O que não quer dizer que não possa haver novidades. Na blogoesfera, a renovação do ar é sempre bem vinda.

Noite Americana continua a ser uma casa recomendável: lá se debate e se defendem valores, para além da nobre Sétima Arte, agora tão vulgarizada pelo pequeno ecrã, como o pluralismo, o fato de três peças (ou "terno"), os charutos e as sessões da meia-noite (ok, estes últimos já são antigos, mas lembrava-me), e isso porque já não há sessões das duas da manhã. Isto, há que reconhecê-lo, é autêntica defesa da civilização.
 
No Declínio e Queda, irmãmente divido entre esquerda, direita e centro psicológico, a discussão entre as vantagens do ensino misto e ensino diferenciado.
 
O Herdeiro de Aécio, sempre com memória oportuna, lembra-nos a grande querela entre Mário Soares e Basílio Horta, nas presidenciais de 1991, que envolveu acusações e insultos. Agora, aquele apoia este à câmara de sintra nas autárquicas do próximo ano. Que diria Basílio, agora um fiel "independente" do PS, se o inquirissem porque é que à época disse de Soares o que Mafoma não dizia do toucinho?
Também no mesmo blogue, uma das mais incríveis e absurdas decisões da blogger (ou não só?). A reverter rapidamente.
 
A Catedral da Luz está de novo activa. Ainda bem. Num blogue que se debruça sobre um assunto tão importante e com tantos colaboradores, exige-se mais assiduidade na postagem. Menos desleixo, confrades benfiquistas, que a época está a atravessar uma fase crucial.
 
Alguns, como o estetizante Ericeira Norte e o  borgeano Questão dos Universais desapareceram de circulação, sem deixar rasto. É pena.
 
 

Nenhum comentário: