domingo, janeiro 20, 2013

Os outrora "cobardes" enfrentando a crise do Mali


Há dez anos, os EUA, com o apoio do Reino Unido, da Itália, de Espanha, de países do ex-Pacto de Varsóvia, e simbolicamente, de Portugal, preparavam-se para invadir o Iraque com o pretexto de que o regime de Saddam Hussein teria em seu poder armas químicas e biológicas e que daria guarida a terroristas islâmicos responsáveis pelo 11 de Setembro. A França e a Alemanha opuseram-se terminantemente, embora tivessem os seus interesses próprios. Surgiu logo uma reacção a apelidar quem não apoiava a invasão de "anti-americanos", cobardes, "amigos dos terroristas", e Donald Rumsfeld falava das diferenças entre a "velha Europa" e a "nova Europa", ou seja, a que apoiava os Estados Unidos. Mas como se sabe, a invasão, feita com bombardeamentos maciços e posterior invasão terrestre, derrubou o regime e eliminou os seus dirigentes, mas atolou o país numa situação de ferro e fogo, dado que a desintegração do forte poder central exercido por Saddam e pelo seu Partido Baath permitiu a entrada dos jihadistas afectos à al-Qaeda, o que provocou centenas de milhares de mortos. Hoje já se vislumbra alguma luz para o futuro do Iraque, mas o quotidiano ainda é preenchido por atentados, rivalidades entre sunitas e xiitas (enquanto os cristãos fogem em massa) e instabilidade política.


A crise do Mali (e em toda a região do Sahel) domina agora as páginas das  secções internacionais dos órgão de comunicação social. Aproveitando um golpe de estado em Bamako, forças combinadas do Movimento Azawad, cujo objectivo é o de formar uma nação tuaregue na parte norte do Mali, do Ansar Dine, grupo jihadista islâmico tuaregue que pretende estabelecer a Sharia no país inteiro, e de outros grupos ligados à Al Qaeda do Magrebe tomaram todo o território setentrional do país, uma larga porção ocupada em boa parte por deserto e que vai até  às margens do rio Níger (via de comunicação por excelência da região, e que também passa em Bamako), incluindo as históricas cidades de Gao e Tombuctu.
Os tuaregues independentistas proclamaram em Abril a independência de Azawad, mas depressa se desentenderam com os jihadistas e começaram os combates entre as facções. Os integristas islâmicos, bem armados com os despojos do exértio líbio arrebanhados aquando da queda do regime de Kadhafi, e com auxílio dos grupos argelinos que nos anos noventa espalharam o terror na Argélia (e que se aproveitam da ausência de fronteira, em pleno deserto, entre os estados), tomaram várias cidades, como Tombuctu, a mítica urbe do Sahel, o antigo entreposto comercial onde negros e berberes se encontravam com a sua universidade corânica, as suas mesquitas de lama seca e sobretudo os seus 700 mil manuscritos e os mausoléus de santos islâmicos, venerados pela população. Os jihadistas consideram blasfemas estas construções e tais venerações e já destruíram uma parte importante dos monumentos sagrados da cidade, classificada pela UNESCO, perante a impotência dos habitantes, fazendo lembrar a destruição dos budas de Bamyan pelos taliban afegães.

 
As forças islamitas avançaram para lá do rio Níger, e a impreparação das tropas malianas levou o governo de Bamako a pedir auxílio internacional. Vários países vizinhos enviaram alguns contingentes, mas das potências ocidentais, só a França ocorreu, com o envio de tropas e ataques aéreos, a partir das bases que mantém no Chade e na Costa do Marfim, com a aprovação do conselho de Segurança da ONU. Todos os outros membros da NATO limitaram-se a dar apoio logístico ou de formação de tropas locais, mas não intervieram directamente. A França tem interesses óbvios na estabilidade de todo aquele espaço: alguns milhares de franceses vivem no Mali, e a economia da região é explorada em grande por empresas francesas, incluindo minas de urânio, fosfatos e de ouro. Mas acima de tudo, a ausência de ordem estadual num vasto espaço desértico e a fraqueza dos regimes vizinhos (ou a sua queda, como sucedeu ao da Líbia, curiosamente  provocada pela França, que beneficiou directamente estes grupos fundamentalistas) pode levar à criação de um vasto emirado regido pela sharia no centro de África, uma enorme base para grupos islâmicos que ameaçaria o Magrebe e seria também um perigo para todo o Mediterrâneo, incluindo a Europa. O interesse em neutralizar a ameaça jihadista é de todos os estados da NATO, como Portugal, e não apenas da França. No entanto, há hesitação em avançar no terreno, mesmo com toda a legitimidade, talvez pela dificuldade de lutar em zonas desérticas, sabendo-se que o adversário está bem armado, ou pela experiência traumática do Afeganistão e do Iraque.
 
 


Sim, dez anos depois, são aqueles a que muitos apelidaram de "cobardes" que lutam na orla do Sahara contra uma ameaça real e perigosa, sem inventar falsas armas nem usar invadir territórios contra a vontade dos locais. Já os antigos "combatentes pela liberdade" ficam de fora, dando "apoio moral" e tímidas formações. Quem disse que a França tinha desaprendido de combater enganou-se redondamente, tal como os que acreditaram que a invasão do Iraque era justificada. A História contemporânea tem ironias para dar e vender.

Nenhum comentário: