sábado, maio 11, 2013

Só um milagre?


Amanhã joga-se o jogo do título deste ano. O empate de segunda-feira com o Estoril obrigou a que o Benfica fosse às Antas a precisar de não perder para não dar o campeonato ao Porto. O cansaço físico e a quebra psicológica dos jogadores, mais a final da UEFA na próxima semana, tornam essa tarefa particularmente hercúlea. Enzo Perez, preponderante a meio-campo, pode falhar o jogo. E o árbitro escolhido era o único que não podia ser: Pedro Proença, aquele que prejudica sempre, sempre o Benfica, seja com que clube for, e não apenas contra o Porto, há mais de dez anos. Com esta oportunidade caída do céu, já se sabe que à volta do jogo vai-se espalhar um ambiente de ameaça e intimidação, que aliás já começou à chegada dos jogadores do Benfica ao hotel de Gaia. Desde bolas de golfe a gases no balneário do Benfica, passando por agressões a dirigentes e árbitros, de tudo um pouco já aconteceu por aqueles lados, neste clássico. Houve quem soubesse contorná-lo, mas poucos o conseguiram.

 
 Se acredito em milagres no futebol? Sim, mas são tão raros... Não tenho é ilusões. Muito dificilmente o Benfica sairá com qualquer ponto e a equipa inteira, tomando como referência os anos recentes naquele recinto (ou os últimos vinte, se quiserem), o homem do apito e a passividade da autoridade. Se o Benfica sair com um mero ponto, será quase um prodígio. Ganhar lá, sagrar-se campeão, já é uma quimera a que não me atrevo a tanto. Um dia acontecerá, mas tenho as maiores dúvidas que seja amanhã.


PS: como calculava, aconteceu. Não porque a equipa tenha jogado mal - equivaleram-se, mais uma vez - nem por erros arbitrais, mas por uma questão de sorte: além do primeiro golo do Porto ser daqueles "brindes" absolutamente involuntários, o que surgiu do céu nos descontos deu cabo de uma partida que em tudo tinha sido equilibrada. O título voará mais uma vez para uma boa equipa mas comandada por um dos maiores imbecis que jamais treinou equipas em Portugal, e os jogadores do Benfica ficaram certamente com a moral de rastos, proibitivo para quem tem uma final europeia daqui a dias. Percebem agora a descrença para estes jogos? O Benfica é a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, e mais uma vez ficará a ver navios. Mas hoje, ao ver Jorge Jesus de joelhos, impotente para travar a má sina, fiquei a simpatizar muito mais com ele. Como se fosse uma personagem das tragédias gregas, um herói mortal e combativo que luta ingloriamente contra o destino, ou um Sísifo. Uma das imagens mais humanas que vi no futebol.

Um comentário:

A. Mettelo AGuiar Mota disse...

Chapéus e imbecís há muitos, se é que me entende Sr. Arquitecto!