sábado, outubro 23, 2004

Quem quer fazer figura de urso?

Esta semana estive a ver o Programa "Quem quer ser Milionário", da RTP 1. Apresentava-se ás câmaras uma menina loura, de ar algo deslocado e gestos coquettes, com a intenção de ganhar uns trocos. Tinha a "paixão pelo mar e pelo surf", além de umas respostas de ocasião sobre quem era e o que fazia. Viu-se desde o início que não podia aspirar a muito mais. A ignorância que demonstrou do princípio ao fim transformou o concurso em programa de humor.
Pode parecer mentira, mas a não muito simpática rapariguinha disse coisas como "acho que a Guarda fica na região de Entre Douro e Minho", ou que as Maldivas ficavam nas Caraíbas, além de outra dúvida estapafúrdia que agora não me vem à cabeça. No fim, lá se safou com 500
Euritos, o que a livrou de um perfeito enxovalho (era notório que o próprio apresentador, Jorge Gabriel, gozava com a situação).
Ao contrário do que se poderia pensar à partida, a menina não tinha apenas a 4ª classe, nem andava a limpar escadas, sem habilitações para ir mais longe. Não. O chocante desta história toda é que era uma estudante de medicina que tinha entrado na faculdade com 19 valores de média!
Se alguém queria exemplo mais cabal da incultura entre estudantes universitários escusa de continuar à procura. Se ainda há quem ache que as boas notas são sinónimo de vastos conhecimentos, lamento desiludir a(s) pessoa(s) em questão. A moral da história está aí, e envolve palavras como marranço, cultura e triste figura (que nada tem a ver com o caballero da Mancha).

Nenhum comentário: