sábado, abril 09, 2005

A bênção póstuma


Realizaram-se hoje as solenes exéquias ao Papa. De todo o Mundo e de todas as raças milhões de pessoas vieram prestar a última homenagem a João Paulo II. Nunca uma cerimónia fúnebre tinha atraído tão grande número de líderes mundiais e religiosos. Nunca um homem foi alvo de tamanha manifestação de respeito. Bastaria este facto para atestar a importância do pontificado que agora acabou.
Mas o que é realmente assombroso no meio disto tudo é o poder póstumo do Santo Padre. Então não é que na enxurrada de chefes de estado e de governo que se cruzaram se vislumbraram dois gestos inéditos? Primeiro quando o presidente israelita, Moshe Katzav, cumprimentou o líder sírio Bashar al-Assad, uma rara imagem entre dois estados que se guerreiam mutuamente; mais surpreendente ainda foi o cumprimento e breve troca de palavras entre o mesmo Katzav e o presidente Khatami, do Irão, possivelmente o país mais hostil do mundo face a Israel. Ainda que não passem disso mesmo, são gestos de um incrível simbolismo. Mesmo depois de morto, João Paulo II prosseguiu com êxito a sua missão de paz no Mundo.
E já que se fala nas relações (ou na sua ausência) Irão-Israel, aconselho este anúncio israelita, revelado pela Rua da Judiaria. Uma autêntica obra de arte publicitária, mostrando mais uma vez os resultados da imaginação e da criatividade quando está ao serviço de causas nobres. Poderá de novo a Vida suplantar a Arte? Pelo que viu hoje, não é totalmente impossível.


Nem de propósito: a questão da morte do Papa e da sua sucessão é algo que me deixa um pouco confuso. Nunca conheci outro Papa, e a imagem que tenho do sumo Pontífice está indelevelemte ligada a João paulo II. Pois bem, via Tugir, cheguei a este site em que é possível descobrir qualquer uma das famosos capas da Time, através da sua data. Ocorreu-me ver qual seria no dia do meu nascimento. E o assunto não podia ser mais actual, e, em simultâneo, mais ligado ao homem que agora nos deixou e de quem o mundo acaba de se despedir. Ora vejam lá...



Isto é só para mostrar que as apostas são escusadas. Felizmente, os prognósticos da Time estavam errados.

Nenhum comentário: