terça-feira, maio 02, 2006

Blogs urbanos

Em tempos já aqui escrevi sobre alguns "blogues urbanos", que tratavam de questões sobre Porto e Lisboa, nos seus mais variados aspectos. Chamo agora a atenção para outro: o magnífico Cidade Surpreendente. Não só tem fotografias fabulosas do Porto, como nunca vi, pela luz, pela oportunidade do momento, pelo enquadramento, como ainda nos revela a sua Outra Face, imagens de decrepitude, desleixo, solidão, tudo na mesma cidade. O constraste entre os dois blogs de Carlos Romão é avassalador. De comum só mesmo o cinzento granítico.
Outro blog, de cujo fim (há seis meses) só agora me dei conta, era o (No) Bairro do Aleixo. Histórias na vida daquele conjunto de torres degradadas, ora singelas, ora pungentes, por vezes reais, outras produto da imaginação. Uma forma de atenuar as misérias urbanas que o maior ghetto de Lordelo do Ouro exibe.

Mas como há mais cidades no país, vale pena destacar este blogue da cidade-berço: 4800Guimarães. Os seus autores (todos de apelido Guimarães) dissertam sobre a condição vimaranense, a "vimaranensidade", o desejo imenso de ver a ver transformada numa urbe cosmopolita (bem expresso em posts com o título Guimarães 4 800 000), as falsas lendas, o Vitória e os costumes locais. Absolutamente aconselháveis são os projectos para levar o mar à cidade, as diversas "cartilhas 4800" (tantas quantas as letras do alfabeto), os ditadores de passagem ou descrições do tunning vimaranense, Mas porque é que não há um 2460 Alcobaça, um 5100 Lamego, um 6400 Pinhel ou um 7350 Elvas?

PS: o Desejo Casar voltou à actividade. Não é um blog especificamente urbano, mas é daqueles que vale a pena acompanhar diariamente. Sigamo-lo, pois.

Nenhum comentário: