terça-feira, janeiro 17, 2012

Fraga Iribarne, 1922 - 2012





Lembro-me de há já muitos anos estar na praça do Obradoiro, em Santiago de Compostela, e de da escadaria da imponente catedral me apontarem para o palácio fronteiro, sede da Xunta da Galiza, comentando que "o Don Manuel Fraga Iribarne deve estar ali a trabalhar". Esse "Don Manuel", que a partir daí confundi sempre com a Galiza e depois, conhecendo a sua história, com a direita espanhola dos últimos quarenta/cinquenta anos, morreu ontem, já com quase noventa anos e sérios problemas de saúde. A biografia dele pode ser lida na imprensa de hoje, em especial no artigo de Pedro Lomba do Público de hoje, pelo que não vale a pena fazer largas cronologias. Ministro de Franco durante vários anos, com importância na atenuação da censura, promotor do turismo em Espanha, e depois, na Transicion, um dos "pais" (o mais velho, mas não o primeiro a desaparecer) da actual Constituição de Espanha, referendada e aceite por mais de 90% dos eleitores. Depois constitui a Aliança Popular, representante da direita conservadora, que viria a crescer com o desaparecimento da UCD centrista, e tornou-se o líder da oposição a Felipe Gonzalez nos anos oitenta, até que reformou o seu movimento, transformando-o no Partido Popular, e entregou-o ao jovem José Maria Aznar. Tentou conquistar o governo regional da sua Galiza, e teve tanto êxito que por lá ficou 15 anos.

Para além do contributo na actual Espanha monárquica e democrática e na Galiza dos últimos vinte anos, era um figura algo fora do comum, com o seu quê de populista em conjunto com a faceta mais juridico-intelectual. As suas afinidades com Fidel Castro ficaram célebres, talvez pelas origens galegas do cubano e pela experiência cubana durante a infância do segundo; consta que na visita de Castro à Galiza, em 1992 (esse ano em que Espanha esteve nas bocas do Mundo), a conferência de imprensa final teve de ser cancelada porque os dois tinham cedido em demasia ao vinho Alvarinho e não estavam de todo em condições de falar em público. Fraga também manifestava muitas vezes a sua truculência e alguma arrogância, o que o levou a cometer alguns erros, como a sua negligência no grave caso da maré negra do Prestige em que ainda se encontrava a caçar em Toledo quando o crude já se espalhava nas praias galegas. Esse episódio e algum desgaste acabaram por ditar a sua derrota nas eleições autonómicas seguintes e a sua quase reforma da política activa.


Fraga era uma daqueles líderes políticos nacionais que, embora sejam protagonistas da cena política nacional, nunca chegam ao topo da governação e acabam por regressar às origens, alcançar o poder local. Outro exemplo muito semelhante era o bávaro Franz-Joseph Strauss, sobre quem o galego escreveu aliás um epitáfio.


Teve sempre uma boa relação e cooperação com o Norte de Portugal, em especial com o Minho -soube hoje que a reintrodução da cabra montesa no Gerês a ele se devia - recebeu um Doutoramento honoris causa da Universidade de Lisboa, e até por isso essa controversa figura merecia ser lembrada. Recebeu elogios unânimes nos meios políticos, de Santiago Carrillo a Aznar, passando por Gonzalez e Mário Soares. Mas na blogoesfera reina um enorme silêncio, só cortado pelos extremistas de serviço, que lamentam que não houvesse "justiça" (qual, a das espingardas da Passionária?). Desinteresse, ignorância ou a política ficou definitivamente para trás?

Nenhum comentário: