sexta-feira, março 28, 2014

O regresso da Serenissima?


A moda dos referendos para secessões parece estar em grande, sob várias formas: temos o da Escócia, com a provação do governo britânico, em Setembro, o da Catalunha, sem essa aprovação de Madrid, na mesma altura, tivemos agora o plebiscito organizado numa semana para que os russos da Crimeia votassem no regresso à Rússia, e tivemos por fim, também esta semana, um referendo online no Veneto, para se decidir se a região se devia ou não cindir do resto de Itália para voltar à sua antiga condição de Sereníssima República de Veneza. E segundo a votação, devia mesmo. Pelo menos é a ideia de 89% dos que participaram (segundo os organizadores do plebiscito, 73% dos eleitores da região votaram).


Há no entanto, alguns problemas práticos que deviam ser abordados. Desde logo, o facto destas votações online poderem ser facilmente manipuláveis e trabalhadas (por exemplo, votando-se muitas vezes no mesmo) por quem as organiza. Ou votar-se por gozo, por coacções ou enganos, etc. Depois, mesmo que fosse real, que as autoridades italianas consentissem num referendo a sério, e, em caso de vitória dos independentistas na secessão daquele território, iam mesmo recriar a Serenissima? O chefe de estado teria de novo o título de Doge? E envergaria aquele simpático gorro? E as infraestruturas principais, funcionariam onde? A cidade de Veneza precisaria de um monte de obras, o que prejudicaria o turismo e afectaria as estruturas onde assenta a cidade, já de si debilitadas. A câmara legislativa teria de funcionar num edifício próprio, já que é pouco provável que o Palácio dos Doges, onde se reunia o Grande Conselho e demais entidades que governavam a república, tenha condições para isso. E de que viveria o renascido estado, para além do turismo? Do comércio e da construção naval? No primeiro é melhor não pensar, porque definhou desde que Vasco da Gama chegou a Calecut; a construção naval precisaria de bem maiores apetrechos do que os que há ou havia no venerável Arsenale, até porque as galeras estão um pouco desactualizadas. Talvez como base da armada veneziana...

Provavelmente as estruturas governativas e administrativas da neo-Sereníssima teriam de ficar em solo mais fiável, como Pádua ou Mestre. Mas a primeira é demasiado longe e descaraterizaria a ideia romântica subjacente, ao passo que Mestre é demasiado prosaica, para não dizer desinteressante e desengraçada. Assim sendo, e depois da euforia do momento e de reflectirem bem, talvez os venetos chegassem à conclusão que não seria muito viável, ao menos por agora, fazer renascer a respeitável república marítima (até porque boa parte do seu território pertence hoje à Grécia e à Croácia). Faltariam as condições mínimas para isso. Mas se insistirem na ideia, ficariam, e isso ninguém lhes tira, ficariam com a que provavelmente seria a mais bela bandeira de todos os estados soberanos.


2 comentários:

A.Teixeira disse...

Não conhecia e a manter-se a configuração da fotografia, tratar-se-ia de uma bandeira nacional verdadeiramente única, a sobrepor-se à do Nepal, a de formato mais inconformista da actualidade.

João Pedro disse...

Sem dúvida. Penso que há outras versões, mais canónicas, mas a correcta será mesmo essa.