sexta-feira, março 14, 2014

D. José da Cruz Policarpo 1936- 2014



D. José Policarpo era o Reitor da Universidade Católica quando lá entrei. Por isso sempre o vi como uma figura de alguma autoridade "reitoral", mas também com certa bonomia, sem grande ar clerical, como se fosse o tio mais velho, que de vez em quando aparece, ocupado nos seus afazeres institucionais. Num encontro da universidade ainda o vi com essas funções, junto do então Patriarca D. António Ribeiro, já bastante doente, que aliás morreria poucos meses depois.

O Arcebispo de Lisboa, depois cardeal, tinha uma autoridade e um desassombro naturais, até pela constante tomada de posições frontais e politicamente incorrectas (mas nunca de forma truculenta ou provocadora), sem nunca ligar às críticas mais do que o estritamente necessário, como quando apelou às jovens portuguesas que pensassem bem antes de casar com um muçulmano de outro país, porque se podiam envolver num monte de sarilhos "que nem alá sabe onde acabam". Muitos chamaram-lhe "xenófobo", até "racista" (como se muçulmano fosse raça), "fundamentalista", etc. Eu limitei-me a rir, até porque os avisos não eram propriamente infundados. Ao longo da sua missão não deixou de dialogar e debater com pessoas de meios completamente diferentes, como Eduardo Prado Coelho, o que acabaria por levar à publicação do livro Diálogos sobre a Fé. E tomou a iniciativa de recordar e reconhecer o massacre de 1506, que vitimou perto de 2000 cristãos-novos, inaugurando, com a Comunidade Judaica e a câmara de Lisboa, o monumento que recorda esse episódio, no Largo de S. Domingos.

O seu hábito de fumar, que não escondia, inspirou algumas sátiras engraçadas, como o episódio da Contra Informação, em que no Conclave se ouve o povo lá fora clamando Habemus Papam, vendo fumo branco saír da Capela Sistina, quando se descobre que na realidade era D. José Policarpo que, farto das indecisões dos cardeais, se tinha retirado até uma janela para fumar um cigarrinho...provocando o falso fumo branco.


Há poucos anos visitei S. Vicente de Fora. Passando pelo panteão dos Patriarcas, cuja existência até então desconhecia, pensei logo que D. José não gostaria muito de passar por ali, sabendo que um dia seria a última morada do seu corpo. Se bem que não fosse assim tão importante, porque afinal de contas, como homem da igreja, interessar-lhe-ia mais o destino da sua Alma, e não tanto do corpo. Esse dia chegou. Numa cerimónia solene, com uma majestade e até uma encenação como só as Igrejas sabem fazer sem cair no ridículo, o Patriarca Emérito teve direito às últimas homenagens, dignas do seu papel de primeiro plano na Igreja e na sociedade portuguesa. 

Que descanse em paz e que Deus o receba.

Nenhum comentário: