sexta-feira, julho 15, 2005

Post politicamente incorrecto

Eu gosto do povo francês

Poucos acontecimentos foram tão importantes para a civilização como a Revolução Francesa (digo isto apesar de ser monárquico).

O lema "Liberté, Egalité, Fraternité" é uma das frases-chave da sociedade ocidental.

3 comentários:

Freddy disse...

Jacobinos Forever!!! ;)

Abraço grande da Zona Franca

Anônimo disse...

Franceses?...
O pior que a Europa tem. Povo e Nação que se julgam grandes, mas não passam de medíocres.
Sempre que lideraram, tudo acabou como sabemos.
Actuação miserável na Segunda Guerra. Derrotados, ao contrário dos britânicos e dos americanos. E dos soviéticos, claro.
Sentados à mesa dos vencedores por favor e, claro, por conveniência dos verdadeiros vencedores...
Os maiores chulos do orçamento da União Europeia.

João Pedro disse...

Eu já esperava reacções como a do RPS. é típico. E o meu post era uma provocaçãozinha exactamente por isso.
Se o caro RPS pensar com um pouco mais de racionalidade, verá que se trata efectivamente de uma GRANDE nação (na Europa é mesmo das maiores em termos geográficos), pelo que deu ao mundo nas artes, nas letras, nas ideias políticas e na semente de liberdade que se comemorou nesse mesmo 14 de Julho.
Qaunto à actuação "miserável", relembro que ao contrário dos britânicos e americanos não tinham barreiras geográficas que os perotegessem, mas a sua Resistência ao invasor foi fundamental para a vitória final. foram também eles vencedores, com grande márito. E souberam reconciliar-se com a Alemanha, fundando a Comunidade europeia.
Quanto ao Orçamento, relembro que é a eles que Portugal deve grande parte dos subsídios que recebe. como Vê, os "chulos"...
sobre a questão da liderança, é bom também pensar que sem os franceses não haveria Estados Unidos. E que esses mesmo franceses, no início do séc. XIX, só foram derrotados por uma coligação entre todas as potências da Europa. Pena que não tenha pensado nisso ao registar a "mediocridade" da França.