sexta-feira, dezembro 23, 2011

Obituário recente
Os últimos dias pareceram uma página da necrologia de jornais. As notícias da morte de alguém conhecido sucederam-se
Soube-se da morte de Cesária Évora, aos sententa anos, no fim de semana. A Diva dos Pés Descalços" já se tinha retirado da vida artística por problemas de saúde, por isso a notícia não espantou assim tanto. Mas gostei de ver as homenagens que lhe fizeram, em especial no seu país. Uma espécie de emoção dançante, muito caboverdiana. A cantora de mornas, que viveu em Portugal e em França, deu grande visibilidade ao seu minúsculo país-arquipélago, mais do que qualquer outro na diáspora caboverdiana.
Outra morte que não espantou, dada a sua grave doença; Christopher Hitchens. Confesso que não tinha especial estima por um neo-ateísta militante, praticante da retórica sibilina deste "movimento", que atacou nos seus escritos Madre Teresa de Calcutá. Mas é justo reconhecer que era um espírito inteligente e corajoso, um cronista de imenso valor e um dos poucos que realmente se podia considerar "livre-pensador", sem seguir modas nem lugares-comuns.
Logo a seguir, e com os dias de atraso naturais quando morrem ditadores, o "Querido Líder" Kim Jong Il vagou o lugar para o próximo da dinastia, o mancebo Kim Jong Un. Claro que se viu uma choradeira colectiva previsível num país de paranóicos, mas fiquei sinceramente desiludido por não terem ultrapassado, nem sequer chegado perto, a histeria aquando da morte de Kim Il Sung. Aí é que se viu um magnífico espectáculo de carpideiras, num país habituado a coreografias militares igualmente espectaculares e a tentar obter bombas nucleares, enquanto parte da população tenta sobreviver à fome.
Por fim, Hável. Václav Hável. O ex-presidente checo há muito que não tinha grande saúde, em grande parte devido ao tempo que passou na prisão em tempos do regime comunista. Quando passei em Praga, em 1998, Hável passava por um dos seus inúmeros internamentos hospitalares. Ainda assim, manteve-se na presidência da república Checa até 2003. Antes disso, fora um dos mais combatentes assinaláveis combatentes pela liberdade do seu país, desde a adolescência, em que o proibiram de estudar no liceu por vir de uma família "burguesa". Começou muito novo a dedicar-se ao teatro e à dramaturgia, participou na Primavera de Praga, foi um dos principais signatários da Carta 77, considerada uma afronta pelo regime de então, e na sequência da Revolução de Veludo, em 1989, foi eleito Presidente da Checoslováquia pela assembleia nacional formada após o colapso do comunismo e reeleito em eleições populares. Acabou por ser o último Presidente daquele país e o primeira da República Checa, depois da secessão pacífica da Eslováquia. Curiosamente, aí dois dias antes da sua morte, tive uma conversa em que se recordava o episódio picaresco da sua tomada do poder, em que o único chefe de estado convidado era Mário Soares, mas que se posicionou discretamente para não melindrar outros estadistas, e em que o carro em que seguiu para a cerimónia era um Renault de matrícula portuguesa, porque Hável não queria de forma alguma ir num carro de construção russa. Ficou também célebre a amizade com músicos americanos da sua geração, como Zappa e Lou Reed.
Deixou-nos agora, devido à sua frágil saúde, mas ficou como um símbolo pelo combate pacífico contra as tiranias. E tinha o nome do santo padroeiro do povo Checo, Václav, tal como a praça central de Praga, onde Jan Palak, outro desesperado resistente ao totalitarismo, se imolou pelo fogo em desespero.

Nenhum comentário: