quarta-feira, março 08, 2006

Saudades de Billy

Continuando com o tema "Óscares", em especial o último parágrafo, é verdade que Jon Stewart esteve benzinho, melhor, em todo o caso, que Chris Rock (era este, não era? Às vezes confundo-o com o Chris Tucker). Mas nada consegue fazer esquecer Billy Crystal e as suas hilariantes montagens parodiando com os vários candidatos. Foram anos de alegria, que ("ó vós que sois crédulos, perdei toda a esperança") não mais se repetirão. Já no ano passado Crystal não compareceu por estar a interpretar na Broadway o seu monólogo teatral "700 Sundays".

Essa era pelo menos a razão oficial. Mas há outras causas. É que este vosso humilde blogger, há coisa de um ano e um mês, na sua fria deslocação a Manhattan, apanhou o conhecido actor à saída de mais uma sessão. Como ele estava com paciência e os que o esperavam não eram mais de meia dúzia, deu para cumprimentar o protagonista de When Harry Meet Sally e perguntar-lhe porque é que não apresentava os Óscares daquele ano. Disse-me que estava mais interessado na peça e que estava farto depois de anos como mestre de cerimónias. "I did It all my life", foi a resposta, seguida de uma francesa "J´ai fait ça toute ma vie". É verdade, o actor julgou que eu fosse francês, pela minha pronúnica e aspecto, antes de eu o esclarecer acerca da minha real proveniência.
Fiquei assim ciente das causas reais do desaparecimento de Billy das cerimónias de Hollywood: além da carreira nos palcos, está farto da trabalheira que lhe davam os Academy Awards. Quem sabe um dia, se as saudades lhe baterem à porta, ele não volta com a boa disposição do costume.


A prova: Billy Crystal apanhado à saída do teatro, em Fevereiro de 2005

Um comentário:

Carlos Loureiro disse...

Caro JP,

Suspeito que a verdade seja outra: deixaram de convidar o Bill no dia em que descobriram que ele falava francês.