segunda-feira, novembro 12, 2007

Mais um georgiano queimado

Incrível como na Geórgia a história recente se repete de tempos a tempos, sempre nos mesmos moldes. Vejamos: em 1991 elegeu-se Zviad Gamsakhurdia, um dissidente e oposicionista dos soviéticos, para a chefia de estado; seria mais tarde morto, em Dezembro de 93, alegadamente por uma milícia inimiga, mas a sua morte ainda envolve grande mistério.
Depois veio o antigo MNE soviético, Eduard Shevardnadze, através de um golpe de estado primeiro, e mais tarde por eleições. Tornou-se um aliado dos EUA na região e uma pedra no sapato da Rússia, sobretudo por causa da questão tchetchena (e da Abcásia e Ossétia do Sul) .Em 2003, com enormes manifestações dos seus opositores, que clamavam contra fraudes eleitorais e a corrupção do regime, resignou ao cargo de presidente. As eleições que se seguiram foram ganhas por Mikhail Saakashvili, um advogado com estudos feitos nos Estados Unidos e ideias liberais e pró-NATO.
Agora, Saakashvili enfrenta a oposição nas ruas e acusações de prisões políticas e silenciamento de orgãos de comunicação social. Para as enfrentar, declarou o estado de emergência e antecipou as eleições presidenciais, mas prevê-se que não permaneça muito mais tempo na chefia de estado.
Como se verifica, todos os candidatos são populares e pró-ocidente (pouco apreciados pelos russos), mas criam descontentamento geral poucos anos volvidos são depostos por movimentos populares.
Os mais cínicos dirão que há o dedo russo por trás de todas essas mudanças subjectivas. É possível. Talvez se um candidato vencedor se afirmar pró-Rússia, o que é improvável desde Estaline, tenha mais sucesso. Mas tendo em conta o passado do poderoso vizinho no estado caucasiano, tenho as minhas dúvidas.

Nenhum comentário: