O Céu sobre Lisboa
Nos últimos dias apareceram em várias blogues condolências pela morte de Pedro Ornelas.
Não fazia a menor ideia de quem se tratava até finalmente uma leitura atenta me deixar esclarecido: era nem mais nem menos que o autor do blogue O Céu sobre Lisboa.
Houve uma certa época em que ia lá quase diariamente. Ainda cheguei a deixar uns comentários na respectiva caixa. Depois, no tempo que passei em Lisboa, ia lá de vez em quando para procurar sugestões e curiosidades sobre a cidade e arredores, dos quais Pedro era um incansável andarilho. Aqui, por exemplo, descobri coisas sobre o Jardim da Estrela que de outra forma não teria reparado. E ainda se viam imensos posts sobre a Margem Sul, o Porto, o Algarve, a Madeira, Madrid, questões linguísticas e ortográficas, etc.
Sabia que o blogue estava com fraca produção, e só por isso não o "linkei", mas não que o seu autor não estava mais entre nós.
Ivan Nunes deixa-nos um retrato mais completo sobre Pedro Ornelas e os seus últimos tempos.
Quanto a O Céu sobre Lisboa, continuará a vogar solto pela blogoesfera, como um fantasma. É uma excelente recordação e um bonito legado para todos, mesmo aqueles que, como eu, apenas conheciam Pedro Ornelas pelas memórias e as paixões que nos revelava com as suas fotografias e as suas palavras.
(Esta imagem pertencia ao seu blogue; era talvez a paisagem mais repetida, para assinalar sempre o tempo que fazia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário