quarta-feira, setembro 10, 2008

O PRI em Angola
Olhando para os esmagadores números da vitória do MPLA em Angola, não se pode deixar de pensar que terá havido mesmo fraude eleitoral. Mais de 80% é demais. Mesmo que não tenha havido o clássico golpe dos votos previamente enfiados na urna, ou outros semelhantes, as secções de voto que não abriram ou que não tinham pessoal habilitado levaram a uma elevada abstenção, que prejudicou a sobretudo a UNITA.
O MPLA não precisava deste mau funcionamento do processo eleitoral (que a delegação da UE chegou a considerar "um desastre", muito embora outros o tentassem disfarçar) para ganhar, mas a obsessão em conseguir os dois terços dos votos para alterar a constituição era tal que não olhou a quaisquer meios. A máquina estatal e a comunicação social cobriram massivamente as suas acções de campanha, imensos recursos foram utilizados em brindes, e num dos mais corruptos países do mundo, imagina-se os montantes de dinheiros públicos que não terão sido movimentados para financiarem a "campanha à americana" que se verificou, com comícios gigantes e meios publicitários pouco comuns em África.
A UNITA estava assim em desvantagem, mas só na imaginação de alguns é que ganharia estas eleições. Sem os recursos do partido do poder, com algumas deserções para as fileiras do MPLA que lhe retiraram muitas figuras carismáticas e com a impopularidade colhida na segunda guerra civil, jamais chegaria perto sequer. Quanto aos outros partidos, ficaram apenas com as migalhas, e o histórico FNLA, que desencadeou a Guerra Colonial em Angola, quase desapareceu, excepto alguns magros apoios na fronteira norte.
Se a paz regressou aquele país, e há algumas manifestações democráticas, a cleptocracia reinante vai certamente perdurar. E o MPLA, com a base de apoio alargada, tornar-se-à provavelmente o PRI angolano.

6 comentários:

Anônimo disse...

Dennis The Pennis!

Anônimo disse...

Ainda não está disponível o link para o blogue do momento?

http://jose-in-california.blogspot.com/

JMM

Anônimo disse...

Também reparei!!

MML

João Pedro disse...

O link será incluído muito em breve. Só ainda não está disponível porque o blogue está ainda a apalpar terreno.

Nuno Castelo-Branco disse...

Este MPLA deu o passo fatal: fez eleições e isso abre o apetite para as próximas, mesmo que venham a ser outro simulacro. O futuro o dirá.

Anônimo disse...

"O link será incluído muito em breve. Só ainda não está disponível porque o blogue está ainda a apalpar terreno."!!!

Explica-te melhor!