quarta-feira, dezembro 22, 2010

Voou


O divórcio entre o Benfica e Juan Bernabé e a águia Vitória é um caso triste e dispensável. Estive no jogo de Sábado e não imaginava que ao mesmo tempo se davam confusões envolvendo seguranças e advogados. E as versões das partes são contraditórias. O tratador diz que o impediram de entrar no estádio e que há "sportinguistas" infiltrados nos corpos dirigentes. A SAD afirma que o espanhol é que agrediu um guarda e que há tempos que vinha demonstrando "comportamentos menos próprios". Não sei quem está mais próximo da verdade. O que é certo é que o magnífico voo da águia Vitória, revelado há sete anos na inauguração da nova Luz, não voltará ao estádio. Diz-se que se vai contratar um novo tratador, que virá uma nova águia, etc. é possível, mas ainda falta tempo. E nunca será a águia original, aquela que voou sobre o estádio no seu primeiro jogo, contra o Nacional Montevideu. Muitas vezes vi esse número, com uma criancinha a fazer o chamamento de sempre ("Vitória, vem!"), e com os visitantes, particularmente os estrangeiros, estupefactos e deslumbrados. Numa ocasião, salvo erro contra a Naval, quando eu ainda estava a chegar ao estádio, alguma coisa assustou a ave, que esvoaçava em volta dos prédios vizinhos da Luz.
Ao que parece, o conflito estará relacionado com o facto de Bernabé ter oferecido os seus serviços a outros clubes que usam aves no símbolo, como a Lázio (ver vídeo abaixo) e Flamengo. Esperemos agora pelo sucessor, mas com saudades da original, e mágoa por este caso acabar assim.







PS: Pôncio Monteiro sempre me irritou, com o seu fanatismo e as suas tiradas despropositadas. Mas há que confessar que sem ele aquele pequeno Mundo tão mediatizado do comentário futebolístico televisivo fica muito a perder, sem o seu estilo inconfundível, as suas atoardas e a sua pronúncia com "zs". E recorde-se também o desaparecimento de Aurélio Márcio, um dos mais isentos e justos comentadores que me habituei a ouvir na rádio (assim reconhecido por todos), e um dos históricos fundadores de A Bola.

Nenhum comentário: