terça-feira, junho 17, 2008

O "novo" Nepal


Ainda Pedro Mexia, sobre o novo regime do Nepal

Os donos da novel república do Nepal serão grotescos e parecem directamente vindos dos anos vinte. são aliás comandados por um terrorista que ao que parece abandonou as acções violentas sem qualquer tipo de responsabilização. Teme-se pelo país, que ao que parece não deve saber muito bem o que se passou com outros países asiáticos que optaram por regimes com as mesmas referências.
Mas há que culpar igualmente o deposto rei Gyanendra pelos últimos anos que acabaram com a monarquia nepalesa. Depois da morte colectiva da família real, ao que se supõe pela loucura do filho mais velho, numa história suspeitíssima de que só restou um pretendente ao trono, Gyanendra, que já não era popular, reinou como se de um tirano todo-poderoso se tratasse, insensível ao povo, suspendendo a constituição e chamando a si todos os poderes. Acabou por traçar o seu próprio destino e o da monarquia nepalesa.

Faço outro link, desta vez para umas linhas do Combustões, que demonstram isso mesmo:

Não sei se a monarquia voltará ao não áquele país. Tendo em conta que o novo regime proibiu manifestações monárquicas e certamente não admitirá movimentos pró-Tibete, é crível que a sua popularidade não deve durar muito. Mas se algum dia um novo rei vier a ocupar o trono nepalês, terá de ser outro que não Gyanendra, ou de espécie semelhante, mas sim um soberano que não se exima a olhar para o seu povo e que não se feche na fantasia do seu poder absoluto que força divina, constituição ou assembleia alguma lhe entregará.

Nenhum comentário: