segunda-feira, junho 08, 2009

Já a pensar nas legislativas


Depois das europeias já se fazem contas às legislativas. A SIC lançou uma sondagem que atribui perto de 40% ao PS. Depois dos despistes de hoje, será bom terem alguma cautela.


Entre as diferenças que se diz que podem fazer com que as legislativas tenham resultados diversos das europeias estão os seus candidatos. Sócrates será ele próprio o candidato e não terá de auxiliar um errático como Vital. Ferreira Leite não terá a combatividade e a imagem renovadora de Rangel; Portas não terá Nuno Melo nem Diogo Feyo, dois dos seus melhores deputados. Tudo isso é verdade, mas os diversos candidatos distritais aí estarão e terão uma palavra a dizer. Também os candidatos às autárquicas tentarão aproveitar a onda para os seus embates, logo a seguir, e vice-versa, sobretudo nas principais cidades - Rio e António Costa podem ser importantes muletas. Já agora, o Bloco também já não terá os candidatos às europeias, que lhe emprestaram uma aura de moderação. Com as tiradas de Louçã ("o PSD teve pouco mais do que em 2005 com Santana e isso não é vitória nenhuma") e Rosas ("nós comemoramos a consolidação eleitoral, outros o facto de não estarem mortos"), a demagogia costumeira pode afastar alguns eleitores que neles votaram como protesto.


Nota curiosa: Paulo Rangel e Diogo Feyo são da mesma idade, são conterrâneos, formaram-se no mesmo curso e tiveram percursos profissionais semelhantes; apenas divergiram na escolha partidária. Agora voltam a sentar-se lado a lado no Parlamento Europeu, na bancada do PPE, embora eleitos por partidos diferentes. Ele há coincidências engraçadas.

4 comentários:

B. disse...

Caro Pimenta: permite-me fazer um reparo ao teu post.

Partes do princípio de que MFL vai disputar as legislativas, coisa de que duvido muito. Creio que o PSD, depois do sucesso que a renovadora imagem de Rangel inspirou, estará mais do que tentado a tentar a sorte com outro lider.

Infelizmente, os meus dois candidatos de eleição - Luis Filipe Menezes e Rui Rio, por esta ordem de preferência - estão afastados da corrida. Resta Pedro Passos Coelho que promete uma lufada de ar fresco ao partido.

João Pedro disse...

Caro B. (já agora, seria talvez melhor indenfiicares-te, porque com ainicial não vou lá),

Com este resultado, MFL estará muito mais à vontade para o confronto com Sòcrates. Não quer dizer que ganhe, acho isso improvável, mas provavelmente tirar-lhe-à a maioria absoluta. O intervalo entre os dois partidos ditará a sua continuidade à frente do PSD, e sem dúvida de que os candidatos à sua saída emergirão; Passos Coelho é o maior deles todos, Rio estará à espreita (Menezes parece-me de todo improvável), mas Rangel não estará lá muito para alianças com PPC; talvez mais com Rio. E é bom recordar que deve o seu actual estatuto a Ferreira Leite.

Bruno Mestre disse...

João Pedro

B. é o pseudónimo de Bruno Mestre.

Lembras-te de mim?

João Pedro disse...

Claro que sim, mas só com a injcial não ia lá. ;)