quarta-feira, dezembro 19, 2007

O erro do Kosovo


Mais dia menos dia o Kosovo é declarado estado independente, com reconhecimento onusiano. Apesar da "moratória" pedida ao novo governo da região para não declararem a independência unilateralmente (já viram como isso afectaria a assinatura do Tratado Europeu?), o objectivo é mesmo a criação de um novo estado, coisa que nem é disfarçada. Estranha ironia: tanto se combateu para impedir o alastramento da Grande Sérvia (e da Grande Macedónia, da Magna Grécia e da Grande Alemanha) e agora prepara-se tudo para aceitar a Grande Albânia. Parece que o país mais atrasado da Europa, antiga prisão isolada na margem do Adriático, tem no fim de contas mais estatuto do que se pensava.
Desde Rambouillet, acordo incompleto que escondia a independência por trás da autonomia, dos bombardeamentos da Sérvia e da ocupação do Kosovo pela NATO que o destino da região estava traçado. Por causa da maioria albanesa, a Sérvia mais uma vez se reduz, agora à sua mínima expressão (isso se a Voivodina também não lhe apetecer fundar um estadozinho). Uma humilhação a um único país como não se via desde a 2ª Guerra.
Não que tenham sido meras vítimas: foram os sérvios que começaram com a repressão nos anos 80, provocaram a guerra da secessão da Jugoslávia e tentaram fazer uma limpeza étnica no Kosovo. A NATO tinha a razão do seu lado quando lançou uma força para repelir tais operações, mas perdeu-a ao bombardear alvos incontáveis em solo sérvio e quando se começou a determinar a independência do Kosovo. Os sérvios pagam, mais uma vez, por todos os outros, a troco de muito pouco.
Mais descarado é o topete dos arquitectos de tais divisões, com os EUA à cabeça e boa parte da UE a segui-los. Se é este tipo de "cooperação" que tantos atlantistas louvam, então dispensa-se. Assim como recadinhos de José Manuel Fernandes (têm cá um efeito!), contra os "projectos da Rússia", que apoia a Sérvia e muito bem. É só mais uma bela amostra da incompetência internacional americana dos últimos anos. Clinton tem boa parte da culpa, mas Bush continuou-a da pior forma, como que a rematar o seu imenso desastre global. E ainda há os que se insurgem contra os que colocam a culpa no Presidente, vendo anti-americanismo ao raio-x. Pena que a visão que defendem conduza ao desastre e a anomalias como o Kosovo.

Um comentário:

rui disse...

Não percebo o que te leva a dizer que os sérvios "provocaram a guerra da secessão da Jugoslávia".