segunda-feira, maio 31, 2010

Histórias Etíopes e outros da mesma colecção




Entre a Feira do Livro de Lisboa e a do Porto (que começa a 1 de Junho, e que se realiza nos Aliados, depois de alguma hesitação em enviá-la para a Rotunda), faz-se sempre a lista dos livros que se pretende comprar e que se espera que estejam em saldo.


Este ano tinha uns quantos em mente, mas na de Lisboa optei por dois ou três, consoante as promoções. Havia no entanto um que me tinhas chegado aos ouvidos e que queria absolutamente apanhar: as Histórias Etíopes, de Manuel João Ramos. Faltava apenas uma hora para o início do decisivo Benfica-Rio Ave, e tinha acabado de chegar a Lisboa, mas apesar do nervosismo fui mesmo asssim comprar o livro. Por duas razões: o fascínio que eu tenho pelas terras do Preste João; e porque se insere na colecção de literatura de viagens que a Tinta da China tem lançado de há uns tempos para cá, sob a direcção de Carlos Vaz Marques. O da Etiópia é apenas o último de algumas pérolas dos últimos cem anos, muitas vezes quase esquecidas, que já passaram por Paris, Índia, Pérsia, Veneza, Japão, Afeganistão, Extremo-Oriente e Nova Iorque, e que me deram a conhecer autores como as excêntricas Annemarie Schwarzenbach ou Jan Morris. A ideia da colecção em si é óptima, aliada ao elegante grafismo dos livros, de capa duras. Não tenho todos (o de Veneza, por exemplo), e ainda tenho vários à frente antes de ler Histórias Etíopes, mas alguns já cá cantam. E fico sempre à espera de novas publicações da colecção, que tem pés para andar e tornar-se uma referência neste tipo de literatura, como a Colecção Vampiro ficou para os policiais (não têm de ser tantos), ou a esquecida Escaravelho de Ouro. E se me fosse permitido, e houver matéria de qualidade sobre isso, tinha já uma lista de locais onde poderiam recair os temas dos próximos volumes - e que gostaria de visitar ou revisitar, claro: Buenos Aires, São Petersburgo, Israel, Rodes, Istambul (e costa sul do Mar Negro), Nápoles e Andaluzia. Ia acrescentar Transilvânia, mas para isso já existe Danúbio. Mas há mais, muitos mais à escolha. O Mundo é imenso, felizmente, e a colecção arrisca-se a também o ser.

Nenhum comentário: