quinta-feira, outubro 01, 2009

O espectáculo da república


O discurso de acusações do PR ao partido do governo só teve o condão de aumentar a crispação na política portuguesa. Isto em pleno período inter-eleitoral.

Assiste-se por um lado a uma manifestação da obsessão securitária do "árbitro do regime", bem expressa anteriormente pela proibição de voos sobre a vivenda "Mariani II", e de desconfianças graves de quem devia ser isento. Do outro, sucedem-se as intrigas de quem pouca confiança inspira, com jornais de um lado da trincheira e do outro metidos ao barulho. Os apoiantes de cada uma das facções acusam-se mutuamente de "má-fé" e "maquiavelismo". Nunca, nem em tempos da coabitação Soares-Cavaco, o mau ambiente entre a presidência e o governo chegou a este patamar.


E ainda querem comemorar a "república" do 5 de Outubro, ou instalar a quarta república. Que ideia peregrina! Acabe-se mas é com a dita e reinstaure-se a Monarquia. Há muito que se prega, mas parece que só agora é que se começa a prestar a devida atenção. Será que isto só lá vai com o crescente apodrecimento do regime?

PS: Cavaco e Sócrates almoçam hoje juntos. Ao nível a que as coisas chegaram, é de temer que um deles aponte para cima e diga ao outro "olha ali a república a voar", e aproveitando-se da breve distracção e basbaque do interlocutor, abra uma das pedras dos anéis (ou o alfinete da gravata) e deite o conteúdo venenoso na sopa do outro. Pelo menos noutras repúblicas, como a Romana, era prática corrente.

Nenhum comentário: