sexta-feira, dezembro 17, 2004

O sétimo céu basco

Peço desculpa pela futebolização momentânea dos posts, mas não posso deixar de referir este estrondoso resultado da Taça UEFA : o Athletic Bilbao, mítico clube basco, esmagou esta noite o Standart de Liége (cujo manager é o nosso saudoso Preud ´Homme), no terreno deste, por 7-1! com este triunfo, os jogadores euskadi conseguiram o primeiro lugar do seu grupo, e atiraram o Liége para fora da competição.
Perguntar-me-ão: mas o que vem aqui fazer o Bilbao a esta hora da noite? Responderei que o Athletic é um dos clubes estrangeiros que mais aprecio, que o facto de lá só jogarem jogadores bascos lembra-me o Benfica apenas com portugueses, que tal como o clube da Luz já voou mais alto, e que é um símbolo da cultura basca. Mas há uma outra razão, mais materialista: é o único clube do qual eu tenho uma camisola (na realidade, uma t-shirt não oficial com os símbolos e os campeonatos conquistados), adquirida numa pequena loja nas imediações do Estádio de San Mamés, verdadeira catedral do futebol basco, onde Guerreros, Exteberrias e Urzaizs são usualmente aclamados pelos seus indfectíveis adeptos. Sim, é verdade, não tenho nenhuma camisola do SLB, nem dos caríssimos vizinhos do Bessa, nem do Sport Clube Vila Real, ao qual antepassados meus presidiram - algo relutantemente. A única que possuo e que amiudadas vezes utilizo na prática desportiva ou no Verão é mesmo essa t-shirt basca com os dizeres Za zura nagusia. Não me lembro textualmente do seu significado mas quer dizer algo como um incitamento à glória, como a que tiveram esta noite, nos frios relvados da Valónia.

3 comentários:

Freddy disse...

Saíste-me um Etarra do camandro...
EUSKAL ERRICO!!!

Benfica só com Tugas? Só se fôr no tempo do regime pq hj em dia mais parece o Mercosur...

João Pedro disse...

"Lembra-me o Benfica só com portugueses": em tempos que já lá vão,até 79; por isso é que acho que o Athletic é um clube com mística própria.

J disse...

Curiosamente, também tenho uma camisola (mas oficial) do Athletic... mas não é a única ;)