segunda-feira, outubro 17, 2005

Para lembrar e relembrar



O jogo de ontem (que fui acompanhando sem ver, e do qual perdi o segundo golo) é sem dúvida histórico: pela matança do borrego de 14 anos e que vinha crescendo a cada nova época (com estagnação já no ano passado); pela passagem de testemunho de César Brito para Nuno Gomes, com os mesmos dois golos, ambos marcados com poucos minutos de intervalo, na segunda parte, na baliza do mesmo lado e até perante o mesmo guarda-redes (bonita idade, Vítor, mas com poucos motivos para comemorar); por marcar novo triunfo de Ronald Koeman, que também já marcou a Baía, sobre o seu patrício do "futebol de ataque"; e por simbolizar enfim a ideia de que os tempos negros do Benfica, neste campeonato e não só, ficaram para trás, e tão cedo aqueles terríveis onze anos não se voltarão a repetir. Mesmo que o SLB não seja campeão, mesmo que a Liga dos campeões não corra lá muito bem, certo é que temos mesmo equipa, com união e espírito de sacrifício, e ao que parece temos também um treinador competente e conhecedor do ofício, ao contrário do que chegou a parecer.

Claro que a equipa contrária, em especial a sua deplorável defesa, deram uma ajuda preciosa. Mas as lesões de Miccoli e a má forma de Karagounis também foram problemas acrescidos. Por isso se pode dizer que o triunfo no reduto do adversário é inteiramente merecido, graças a uma defesa sólida, um guarda-redes seguro, um meio-campo operário e um ataque desiquilibrador e oportunista. E bonitos os gestos do matador Nuno (sete golos em sete jogos!), tanto o de relembrar que era o campeão nacional que ali jogava como a dedicar os golos à antiga glória José Torres, vítima de uma doença degenerativa.



Agradecimentos ao sl-benfica.com pelas fotos, sobretudo a Isabel Cutileiro

PS: estava a folhear um jornal de 13 de Setembro e reparei em algumas das frases daquela secção que mostra o que se disse no dia anterior, noutras publicações. Por exemplo: "o Benfica está outra vez em crise" ou "Koeman está a seguir por caminhos já antes trilhados na Luz por Manuel José e Jupp Heynkes". Passou-se apenas um mês. Faz-me lembrar o PS depois das autárquicas. Parece que para além dos ciclos políticos, também os futebolísticos se estão a encurtar.

7 comentários:

PPM disse...

Vivó Benfica! Somos os maiores de Portugal. Pronto, aqui já posso dizer o que queria. Obrigado, João Pedro.

Paulo Pinto Mascarenhas

Anônimo disse...

a nova imagem da tmn é péssima, os equipamentos actuais do benfica vão na mesma onda, o azul por cima do encarnado não lembra ao diabo e o tamanho do quadrado ou lá o que é, para fugir...

João Pedro disse...

A publicidade da TMN, realmente, não lembra a nuinguém e é perfeitamente inestética.

PPM, aqui pode dar quantos vivas quiser ao SLB...até porque num blog individual não se corre o risco de melindrar parceiros bloguísticos de adeptos de cores contrárias.

Miminhos disse...

Engraçado ver aqui um comentário sobre a publicidade da TMN. É que eu já escrevi sobre isso. Posso deixar aqui o link A publicidade da TMN nas camisolas dos clubes. Gostei do blog.

A. Narciso disse...

É um momento de glória para recordar sim senhor! As camisolas é que ficam horriveis com a pub da TMN. Grotesco mesmo!
Abraço

mfc disse...

Foi memorável... e sem espinhas!!
Dormi como um anjinho!

mfc disse...

E ontem a 5ª vitória seguida... e mais 3 pontinhos com o Estrela da Amadora!