quarta-feira, abril 11, 2007

Regresso

Regresso a A Ágora, depois de uma Páscoa de tempo incerto, passada como de costume no interior norte, polvilhada com a gastronomia da época. Pelo meio, algumas voltas pela região do sul do Douro, entre terras coevas, e as preocupações com um Benfica fisicamente de rastos, com uma derrota que chegou a roçar a humilhação em Monjuic e um empate comprometedor em Aveiro (e como se não bastasse, ainda temos a imprensa azul a focar erros a nosso favor e a omitir os mais gravosos, como o golo mal anulado a Nuno Gomes).

Falei no último post do programa de António Barreto. Esqueci-me de referir a evolução do turismo, especialmente o balnear. As estruturas que foram feitas para suportar esse novo e rentável ramo de serviços são, como já se sabia, avassaladoras, desproporcionadas, caóticas e esteticamente horrorosas. É ver os blocos de apartamentos a cobrir as falésias algarvias, o caos urbanístico na maioria das localidaes à beira-mar, e a consequente degradação da paisagem e da qualidade de vida. Ainda há dias estive a ler uma reportagem, já de há anos, sobre Portimão no início do século XX e as comparações actuais: os crimes que infligiram à cidade do Arade são de tal forma indiscritíveis que só dá para perguntar como raio é que as populações continuam a votar nestes autarcas, ou como é que os responsáveis pelo turismo algavio não foram alvo de processos por gestão danosa. Há provavelmente conivências que o permitiram, silêncios interessados ou desinteressados, conformismos e ignorância. Aquela ideia de que construír prédios em barda era "moderno" destruíu grande parte das cidades e do país, e não só no litoral. Veja-se a evolução de Vila Real, por exemplo, com mamarrachos de todas as cores e com defeitos de construção, a tapar o esplendoroso vale do Corgo, e fica-se com uma ideia do que por lá passou.
No último programa de Barreto focou-se exactamente o desordenamento urbano e as aberações que apareceram nos últimos trinta anos. Muito embora já praticamente não haja barracas, e muitas casas clandestinas tenham sido demolidas, a imagem dos nossos subúrbios, dominados por bairros sociais e torres incaracterísticas, é absolutamente deprimente. É impossível ser-se feliz em sítios assim. O consequente esvaziamente das cidades provoca as filas caóticas nas estradas, a perda inútil de tempo, o stress, as dificuldades familiares, etc. Os transportes públicos não são maus, mas são insuficientes. E as áreas urbanas desumanizam-se constantemente.
É certo que nem tudo tem esses tons de pesadelo. A linha do Estoril tem imagens agradáveis, e quem vive e trabalha perto fica alheio a esses problemas. Matosinhos é uma cidade com vida própria, com um porto importante, passada a época das pescas e da indústria alimentar. E quem pode vai viver para cidades médias ou pequenas, com melhor qualidade de vida. Évora, Aveiro ou Guimarães são urbes que resistiram à voragem do betão e onde é muito mais gratificante morar que nos círculos que rodeiam Porto e Lisboa (onde os subúrbios são particularmente deprimentes). Apostassem as empresas e os organismos públicos nesses espaços, bem como no centro das cidades, e talvez se revertesse um pouco a situação. Infelizmente, as coias ainda estão num ponto embrionário. Quem sabe se daqui a trinta anos, quando olharmos para trás, poderemos afirmar que também em matéria de urbanismo e de qualidade vida as coisas estarão substancialmente melhores.

Um comentário:

Professor Howdy disse...

Hello!
Very good posting.
Thank you - Have a good day!!!