segunda-feira, abril 06, 2009

Regras para vir nas capas

 
Transcrevo na íntegra o artigo de Ferreira Fernandes do DN de Quinta-feira, dia 2, de Abril, com o título "Regras para vir nas capas", sobre os distúrbios na cimeira do G-20 de Londres. Vale imenso a pena.
Há quem estude, conquiste bolsa, entre em Harvard, seja descoberto pelo gabinete de Obama, levante-se às seis, passe horas a fazer pareceres para Timothy Geithner, regresse a casa às 23 e, depois, nem ganha um bilhete para a cimeira de Londres. Deixa-te disso. Enrola um lenço palestiniano ao pescoço, vai levantar o bilhete à organização altermundialista, salta para a rua londrina, abre o peito - o que lembra Goya e as barricadas da Comuna de Paris (sem os riscos) - e, sobretudo, fica de olho nos fotógrafos que interessam (são os das agências, Reuters, AP...) A ti, meu - não o das pestanas queimadas, mas o das sobrancelhas zangadas para o flash -, serão reservadas as capas dos jornais. Tu, meu, percebeste o mundo. Um dia, vais ver, todas as áreas do mundo serão assim, até a grande área do futebol. O estádio ignorando quem marca golos. Mas a multidão, eufórica, aplaudindo os fiteiros que inventam gestos esquisitos para celebrar golos. Os outros marcam-nos; mas eles, que nem um chuto sabem dar, são o espectáculo. Um dia, o faz-de-conta toma conta disto tudo, vais ver.

9 comentários:

Samuel de Paiva Pires disse...

Muito bem visto :)

cristina ribeiro disse...

Es que lo creyo tanbien...

João Pedro disse...

Vou já adicioná-lo ao ES.

Anônimo disse...

Aguarda-se um post sobre o que se passou dentro das 4 linhas em Old Traford.

JMM

João Pedro disse...

Meu caro, aqui tratam-se de assuntos sérios, não dos mexericos do dia; é favor ohar para o cabeçalho.

Anônimo disse...

João Pedro,
Lamento, mas o jogo do porto não é um mexerico!
É um vergonha essa sua posição!

Mettelo AGuiar disse...

OH Sr. Arquitecto!
Vai-me desculpar, mas mexericos seria o que se passa com o Benfiq e a sua corja...
Já o que se passa com o F.C.Porto é um assunto de Estado, melhor, de interesse para a Nação, já que é das poucas coisas de que o Sr. se pode recordar (que tenham acontecido na sua tenra vida) e que tenham trazido distinção, reconhecimento e louvor ao País.
Dito isto, sugiro que repense a sua posição...
Passe bem.

Anônimo disse...

Se o que tenho para te dizer, Pimenta, não é mais belo que não dizer nada, o melhor é eu ficar calado. Se não, meu Deus, nem quero pensar no que poderia aqui ficar registado... melhor, nem quero pensar naquilo que poderia aqui ser apagado, já que a censura é sinal distintivo deste blogger.

0005

João Pedro disse...

Ó "0005",censura? O que diria o Prof. Oliveira S.!
que eu saiba, quando se faz uma visita deve-se respeitar o terreno que se pisa; quando isso não acontece, aquele que infringe a regra sí e os seus desaforos também. Ainda me apetecia riscar esse Aguiar, por exemplo, por claro desrespeito ao estatuto do blog, mas vou deixá-lo por agora.