quinta-feira, dezembro 03, 2009

Os minaretes helvéticos

O que pensar dos resultados do referendo na Suíça que proibiu a construção de minaretes? Por um lado, o meu temor do avanço do Islão e dos seus tenebrosos seguidores, aqueles que empunham bandeiras verdes e bramam "Allah Akbar" nas ruas das cidades europeias perante a passividade policial, regozija-se por ver enfim um sinal de Stop a uma cultura expansionista e agressiva.

Por outro lado, o necessário sentido de respeito pelas crenças dos outros e pela liberdade individual e de culto, e a minha própria consciência de cristão fazem-me recusar uma medida tão populista e exclusiva, que é além do mais um péssimo precedente. A questão aqui é civilizacional, já o sabemos, mas também me parece improvável que haja grandes clivagens culturais quando a comunidade muçulmana da Suíça é constituída por bósnios e turcos.
É também um bom exemplo de como a democracia directa, se levada ao extremo, como os suíços o fazem com consultas populares por tudo e por nada, pode levar a resultados duvidosos.

Fico apenas com uma certeza, definitivamente confirmada: os helvéticos são um povo estranho.

2 comentários:

Caio Licínio Verris disse...

Como diria alguém conhecido da n/ praça, isso são "fet daivers"...
Neste momento, importa é que este pasquim efectue uma tomada de posição sobre a questão climática, ou sobre a falsa questão climática, conforme as preferências.
Porquê este silêncio?

MetteloAGuiar disse...

Permita-me que responda a este repto por si, Sr. Arquitecto.

Caro Sr. Licínio Verris, não vê o Sr., que o Sr. Arquitecto Pimenta se encontra manietado pelas obscuras forças do sistema? Que é mais um dos soldados a moeda deste filibusteiro que é o Sr. Pinto Sousa? Que teme pela sua vida (e pelo rendimento) quando alvitra uma ou outra ténue verdade contra o governo? Não entende o Sr., que o Arq. Pimenta está asfixiado? Falemos antes da arquitectura, de football, do tempo... enquanto ainda se pode!