segunda-feira, outubro 10, 2011

Pequena leitura das eleições madeirenses


Afinal as sondagens não eram produto de nenhuma conspiração do continente, da Internacional Socialista ou do que quer que fosse: o PSD Madeira obteve o seu pior resultado de sempre em eleições regionais, abaixo dos 50%, e conseguiu à risca a maioria absoluta na assembleia regional. A descoberta da tramóia das contas públicas tirou inevitavelmente votos ao PSD. A partir de agora, com a obrigatoriedade de se fazer um plano de austeridade severo, e sem verba para os inúmeros subsídios e obras a torto e a direito, será bem mais complicado governar o arquipélago. Pode-se dizer que é o início do fim do jardinismo: há quem aposte que Jardim não ficará até ao fim do mandato, e mesmo o discurso de vitória, de pólo, a ler uma folha escrita sobre o joelho, sem óculos, e pleno de acusações delirantes aos "socialistas do Ministério das Finanças" e ao "capitalismo selvagem", parece ser uma prova de resignação.



Mas houve mais derrotados: note-se que o PS conseguiu perder votos na maior derrota do jardinismo, o que demonstra bem a fraqueza de uma campanha sem a menor chama, em que se viu o candidato socialista a desejar absurdamente que houvesse maioria absoluta no parlamento regional, deixando todos a pensar o que quereria o PS deste acto eleitoral. A declaração oficial do partido em Lisboa deu-se numa sala em que até se ouvia o eco das palavras do anónimo porta-voz, o que diz tudo sobre a importância que o partido deu às eleições. Mereceu a despromoção a terceiro lugar. Seguro que se cuide.


O CDS aproveitou bem as fraquezas e teve um fantástico resultado, passando a liderar a oposição madeirense. Uma campanha mais vincada e um líder que, talvez por ser deputado na AR, já tem alguma notoriedade, levaram ao salto para o segundo lugar e a quadruplicar o número de deputados. O partido liderado por Paulo Portas tem tido um ano em grande: cresceu nas legislativas, voltou a fazer parte de um governo nacional e passou a segunda força política na Madeira.


Em sentido oposto está a esquerda mais radical. A CDU perde um deputado e cai para o quinto lugar. O Bloco de Esquerda continua o descalabro iniciado nas legislativas, e desta vez de forma humilhante: conseguiu ser o único partido concorrente a estas eleições a não eleger um único deputado e quedou-se no último lugar. Convirá recordar que em tempos que já lá vão, a UDP, um dos movimentos que formou o BE, era uma força interventiva que conseguia sempre lugares na assembleia regional. Longe, muito longe vão essas eras.


Os votos que esvaziaram o BE e a restante esquerda foram directamente aproveitados por outros partidos. José Manuel coelho não repetiu a incrível votação das presidenciais, mas ainda assim a sua notoriedade desbragada serviu para conquistar três lugares e quase 7% para o minúsculo Partido Trabalhista. Ficou a perder a Nova Democracia, que se mantivesse Coelho teria tido uma votação de respeito. Ainda assim, manteve o lugar e cresceu em votos, graças às suas acções, mais de sabotagem dos símbolos jardinistas do que de campanha própria. O Partido da Terra, de Quartin Graça e João Isidoro, manteve o lugar in extremis. O Partido dos Animais voltou a surpreender e entrou também na Assembleia, provavelmente às custas do Bloco, que ficou, como se disse, com zero representantes.


E assim ficou o parlamento regional fraccionado em oito partidos, com o PSD em maioria, como sempre, o CDS muito reforçado, o PS enfraquecido e desorientado, um José Coelho que promete animação e o resto a disputar as deixas a que tiverem direito. Com a austeridade severa que se avizinha e um Jardim a pensar na reforma, os tempos que se avizinham prometem ser turbulentos.

Nenhum comentário: