sexta-feira, dezembro 30, 2011

Nem oitenta iluminações nem oito

Se há símbolo vísivel da crise que nos caiu em cima nos últimos tempos é a quase ausência de luzes de Natal das cidades. Andando por alguns centros urbanos nem notamos que estamos na quadra. O endividamento dos municípios obrigou a inúmeros cortes, e haverá corte mais fácil do que cortar em iluminação temporária? A medida é compreensível. Antes isso do que a recolha do lixo, o saneamento básico, etc. Mas não deixa de dar um sinal de tristeza e decadência para a época. Já alguém imaginou como seria suportar o Inverno sem a animação natalícia? Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, sem Natal? Para a maioria seria insuportável.

É certo que há casos e casos. Correu a notícia de que os municípios madeirenses nem agora iam poupar nas luzes natalícias, logo lá que nem faz tanto frio. Em muitas urbes as luzes aí estão, espalhadas por ruas e avenidas, como acontece em Braga, do sempre eterno Mesquita Machado. Mas em Lisboa e Porto, e em muitas outras, vêem-se umas lâmpadas tímidas, patrocinadas pelos comerciantes, e nada mais.
Seria insensato criticar as autarquias por quererem cortar logo aqui, sabendo-se que estão apertadas num garrote financeiro complicado. Mas podiam deixar um mínimo, algumas luzes no centro. não falo, por exemplo, dos fios de luzes que transformavam a coluna da rotunda da Boavista numa quase árvore de Natal, criando um efeito surpreendente, muito menos da autêntica árvore que ergueram durante uns anos em Lisboa e Porto. É que os tempos já são tão desanimadores que bem precisamos de luzes extra e um mínimo de animação. Se não temos grandes alegria, ao menos que haja alguma camuflagem.

Por isso mesmo, a câmara de Lisboa escusava de suprimir as luzes e colocar algumas "obras" em algumas praças movimentadas, que não dizem nada a ninguém e pouco têm a ver com a época (no Marquês de Pombal há uma série de placas, supostamente "natalícias", que têm dizeres como "presentes", "Lapónia", "Pólo Norte", etc, mas nem se lembraram ao menos de colocar Belém). Já na semana passada Miguel Sousa Tavares lançou no Expresso várias invectivas contra esta "iniciativa" camarária. Com o dinheiro gasto nesse complemento "cultural", pagava alguma iluminação e sempre dava outro ar à cidade, sem disfarces patéticos. Custava muito?

Nenhum comentário: