terça-feira, maio 21, 2019

A reconquista



E a 18 de Maio o Benfica reconquistou o campeonato nacional de futebol, o seu 37º título. Um triunfo que parecia utópico em Janeiro, quando Rui Vitória, com o crédito esgotado, deu lugar a Bruno Lage. Na altura, quando o Benfica estava em quarto lugar, e tinha uma segundo volta só se lhe pedia um resto de época com dignidade. Ninguém achava que jogadores como Samaris pudessem ainda dar alguma coisa, como podem observar neste post que escrevi na altura. Lage não parece ter ouvido bem os desejos dos benfiquistas e desatou a ganhar, a golear a massacrar adversários com uma ferocidade tal que quando deu por ela viu-se no primeiro lugar. Como quem não quer a coisa, goleou em Alvalade, venceu com reviravolta nas Antas (e acabou estes dois jogos com dez), e pelo meio marcou dez secos ao Nacional, um número que não se via desde os anos sessenta, quando o mesmo Benfica deu outra chapa-10 ao Seixal (curiosamente é do Seixal que vêm as jovens pérolas do Benfica, no que se revelou uma desforra feliz).
Depois vieram jogos menos conseguidos, uma eliminação escusada na Taça frente ao Sporting e uma campanha europeia morna, que com mais um pouco de vontade daria para as meias finais da Liga Europa. O objectivo passou a ser apenas o campeonato, que, repito, era uma miragem em Janeiro, ou nem isso. Ainda houve sustos, houve novas goleadas, e houve até sustos que acabaram em goleada. Até ao tal 18 de Maio, em que depois de um 4-1 ao Santa Clara, que quase permitiu atingir o recorde de golos num campeonato, o Benfica sagrou-se de novo campeão, pela 37ª vez. Seguiu-se a comemoração no estádio e a romagem ao Marquês, a que este vosso servo já não assistiu.

A imagem pode conter: multidão e estádio

O campeonato ganhou um especial sabor depois das dificuldades todas na primeira volta, das expectativas goradas e da fúria espantada dos adversários. É dos campeonatos mais justos dos últimos anos, como se viu pelos resultados directos frente aos adversários directos, pela quantidade de golos e pelo aproveitamento de jovens valores de base. No entanto, não deixaram de tentar passar a ideia que o Benfica estava a ser ajudado pela arbitragem, logo numa época em que teve um número exagerado de expulsões. Confirma-se: o SLB poderá ganhar todos os jogos avassaladoramente que despertará sempre sentimentos de inveja e de ódio, críticas infundadas e mentiras descaradas. Assim são os grandes clubes.

A hegemonia actual do Benfica não era mesmo uma mirage, é real. Venha o 38. Estamos quase nos quarenta!

Nenhum comentário: