sábado, janeiro 29, 2005

A melhor homenagem



Há exactamente um ano, Miklos Fehér, escoltado pelo plantel do SLB e pelos seus conterrâneos e familiares, chegou à sua última morada.
Lembro-me bem desses dias. Dias de choque e tristeza. As notícias não falavam de outra coisa. Na Luz convergiam milhares de pessoas e de condolências pela trágica morte do jogador. Eu próprio postei longamente sobre o assunto, talvez mais do que o que seria desejável, mas de forma correspondente com o que sentia. Nessa semana choveu copiosamente, como se também do céu viessem choros profundos pela abrupta morte. E em Gyor, na pátria de Fehér, a neve espalhava-se até ao horizonte.

Um ano depois, e a seguir a uma humilhante derrota com o Beira-Mar(treinado por Luís Campos!), a Luz assistiu ao maior jogo do ano e ao melhor derbi desde o famoso 3-6 de Alvalade. Num desafio intenso, vibrante, com golos do outro mundo, jogadas fantásticas, expulsões, más decisões do juíz e resolução na lotaria dos penalties, o Benfica passou aos quartos-de-fianl da prova e ganhou o direito a sonhar em revalidar o troféu de que é detentor. Se quatro dias antes, e mesmo com o descerrar do busto de Fehér, a ocasião tinha sido estragada pelo péssimo jogo do SLB, é justo dizer agora que a grande homenagem ao jogador húngaro prestou-se no relvado do feérico e apinhado Estádio da Luz, ao longo de mais de cento e vinte minutos, com duas equipas a irem até ao limite dos seus esforços e a jamais aceitar a derrota, mesmo quando esta parecia inevitável. E que grandiosa, que fabulosa homenagem prestaram aqueles atletas ao seu companheiro, desaparecido no manto verde, onde, também ele, jogava à bola.



Um comentário:

mfc disse...

A morte do Feher parece que foi ontem!
Agora noutro registo, aquele jogo de 4ª feira vai ficar na memória por muito tempo. Foi um jogão!