sexta-feira, novembro 25, 2005

Assim vão os blogs

Definitivamente, a opinião em Portugal passa cada vez mais pelos blogs. Mais uma figura do jornalismo (?) português decidiu escrever fora de um orgão de imprensa. Já não temos de esperar pela sua habitual prosa semanal contra "os terroristas dos palestinianos", "a esquerdalhada", o "governo estatista" ou "este sítio muito mal frequentado": temo-lo aí, diário e pontual. Sim, é verdade: António Ribeiro Ferreira escreve agora no Estado do Sítio, a bélica designação que já utilizava na sua coluna do DN. Não há que enganar: a truculência e o estilo rasteiro são os mesmos.

Se uns chegam, outros partem: o BdE, uma das grandes referências da blogoesfera, que já existia nesta segunda versão há dois anos e que nasceu há quase três, está a fazer as despedidas. Não me revendo politicamente no "estatuto" do blog, é justo reconhecer que a sua paragem representa o fim da primeira geração de blogs (se não contarmos com o Abrupto). Uma saudação aos seus elementos, em especial aos irmãos Silva, inexcedíveis e brilhantes.

Rui Albuquerque e o meu estimado Rodrigo Adão da Fonseca saíram do Blasfémias e decidiram iniciar uma carreira a solo (no caso do primeiro é antes um retorno ao modelo individual, como bom liberal que se preza), com os novíssimos Portugal Contemporâneo e Blue Lounge. Dois projectos a seguir.

Por último: já alguma vez falei deste blog? Talvez valha a visita, sobretudo dos cinéfilos.

PS: estamos a 25 de novembro de 2005. Se os blogs existem, deve-se também a este dia.

PS 2: como seria de esperar, os ex-BdEs não são pessoas para ficar paradas. Vai daí, já arranjaram novos espaços, juntamente com outros parceiros. Aspirina B e a Invenção de Morel (penas de JMS) são os seus nomes. Os escribas são por demais conhecidos.

2 comentários:

mfc disse...

Nada é eterno, mas há blogs que pela qualidade deixam saudades na partida.
Já "perdi" aqui tantos amigos neste ano e meio.... mas ganhei muitos outros... até um dia, até ao dia em que parta também!

A. Narciso disse...

É pena que alguns acabem, mas sempre surge algo interessante. E sem dúvida que a blogosfera é uma grande demonstração de democracia.
Abraço