terça-feira, dezembro 27, 2005

Magos húngaros

Morreu Lajos Baroti, o nonagenário treinador húngaro de futebol que passou pelo Benfica e pela selecção do seu país. A Federação magiar da modalidade declarou que desaparecera "o maior treinador húngaro de sempre". Não sou que vou contradizer os dirigentes em questão, até porque tenho escassos conhecimentos do futebol do país de Puskas e Feher. Mas convinha lembrar que houve um Mago, de seu nome Bella Gutman, que teve em comum com Baroti a nacionalidade e sucesso no Glorioso. Além do mais, julgo ter sido o único treinador na história do futebol que ganhou a Taça dos Campeões Europeus (ainda por cima como bicampeão) e aTaça dos Libertadores, da América do Sul. Pormenores não irrelevantes da hora de tecer os devidos e justos elogios aos mortos. Ou será que também houve alguma maldição de Guttman sobre a Federação Húngara de Futebol? Talvez isso explique o desaparecimento dos magiares das grandes decisões dos relvados, para aí desde os anos sessenta.



3 comentários:

Freddy disse...

Bella Guttmann q vos amaldiçoou? Ou foi o Otto Glória? Já nem sei mas q se lixe...Amaldiçoados ou n, vocês nunca ganharão outro titulo europeu!!! ;)

Grande abraço da Zona Franca

João Pedro disse...

A maldição é do Bella gutman; mas ele disse que "nem em cem anos"; eu sinceramente acho que antes disso vamos lá. Se até o Porto ganhou!

Anônimo disse...

Eu não lhe chamaria uma maldição...chamar-lhe-ia antes uma previsão ou profecia (que bateu certo diga-se...)
A frase dele foi: «nem daqui a 100 anos uma equipa portuguesa é bi-campeã da Europa e o Benfica, sem mim, jamais ganhará um título europeu.»
Até agora não se enganou, pois o Porto, embora com dois títulos, não foi bi-campeão. Demorou 17 anos a repetir a proeza...
Quanto ao Benfica, a maldição não é para 100 anos, mas sim para todo o sempre...
até lá, se conseguirem!