terça-feira, maio 16, 2006

As maternidades, a "falta de meios" e o interior

Toda esta história do fecho das maternidades faz-me algumas vertigens. Se por um lado, ouvindo as várias opiniões de técnicos conceituados e de relatórios credíveis, a resolução de fechar várias maternidades tem razão de ser, já as atabalhoadas explicações do ministro da Saúde em alguns casos concretos, como o de Lamego, não convencem.

A falta de obstetras é um problema? Sem dúvida. Mas não é certamente irresolúvel. Não será certamente impossível contratar alguns profissionais e colocá-los nos hospitais que deles precisem. Provavelmente não haverá muitos, por causa da falta de vagas e das médias altíssimas que impediram a formação de médicos durante tantos anos, lacuna que podemos agradecer a tantos lobbies de medicina mais preocupados com a concorrência que com o futuro do país.

Só mesmo a falta de condições poderá explicar que se feche a maternidade de Barcelos, um concelho jovem e populoso. E casos como este, o de Santo Tirso, ou de Oliveria de Azemeis, nem são particularmente graves: com tantas ligações viárias, e a proximidade de grandes centros urbanos, a dificuldade será em decidir se querem ir ao Porto, a Braga ou a Esposende ( no caso dos "jesuítas" nem faz muita falta: posso dar como exemplo o meu pai, que nasceu em Santo Tirso, numa casa, e não teve qualquer problema, ou ainda de várias pessoas, na casa dos vinte, nascidas sob as mesmas condições).
O problema dá-se com localidades como Lamego, Elvas ou Mirandela. Se as condições para as populações no interior não são de si fáceis, com estas decisões ainda pioram. Não tanto pelas cidades em si, mas por outros concelhos da mesma região. Será fácil para alguém de Penedono ir para Vila Real em trabalho de parto? Ou de Monforte? Ou De Torre de Moncorvo, em direcção a Bragança?
É por isso que quando ouço opinion makers, como o director do JN, afirmar que "não é possível para todos ter o hospital, o correio e a escola à mão de semear", imagino qual seria a opinião se em lugar de Lisboa, Porto, u qualquer média cidade litoral, vivessem num concelho envelhecido e com parcos acessos no interior. O discurso da descentralização é muito bonito, mas só tem alguma utilidade prática se o pusermos ao serviço de quem dela realmente necessita. De outro modo torna-se num simples artifício de retórica para vitimizações de quem não tem moral para as encenar.
A questão é sempre a mesma: o interior continua a desertificar-se e a perder importância, e o governo não tem ajudado a inverter a situação, excepto nalguns casos pontuais, como a do anúncio da reabertura das minas de Aljustrel. É certo que nem só ao Estado cabe promover o necessário equilíbrio territorial: os cidadãos têm também uma palavra a dizer, se bem que alguns só compliquem, como os rapazes de extrema-direita que como passatempo de Sábado se lembraram de ir protestar contra os emigrantes de Vila de Rei. Mas não ficaria mal ao poder executivo promover algumas condições para a fixação de meios e pessoas no interior, coisa que manifestamente não fz. Basta comparar as tabelas mostrando as diferenças de população em 1960 e agora. População essa que foge para "paraísos urbanos" como o Cacém, Ermesinde ou a Amora.
Se pudesse responder áquela enfermeira de Lamego que perguntou se acaso eram eles portugueses de segunda, responder-lhe-ia, sem hesitar, que sim: são portugueses de segunda, terceira, ou mesmo sem classificação.

Nenhum comentário: