sábado, outubro 28, 2006

Eleições
De novo sobre o Benfica, e deixando para trás a antevisão de um jogo inquinado à partida, realizaram-se discretamente eleições para os orgão sociais do Benfica. Luís Filipe Vieira venceu de novo, com espantosos 96%. Provavelmente teremos mais do mesmo, o que nem é mau, tendo em conta o retorno aos triunfos desportivos, ao saneamento financeiro das dívidas do clube (e da SAD), à concretização de novas infra-estruturas, como o centro de estágio, e ao autêntico resurgimento das modalidades amadoras, fora outras coisas (duplicação do número de sócios, acordos para patrocínios, etc). Mas a grande novidade, a par do regresso de Manuel Vilarinho para Presidente da AG, no lugar de Tinoco de Faria, é a ausência de listas concorrentes e de alternativas aos corpos vigentes. Uma situação inédita e constrangedora, num clube que sempre se caracterizou pelo pluralismo, pela escolha democrática e pelo debate (por vezes bastante exaltado, como se sabe), antes de todos os outros. Um dos traços identificadores mais importantes do Benfica fica assim interrompido por falta de comparência de quem tinha uma palavra a dizer sobre o que não correu bem nos últimos anos. A pesar do bom trabalho realizado, eram bom que a legitimidade desta direcção, com a sua maioria digna de um Al Hassad (ou pior, de um Pinto da Costa), não tivesse a aparência de ser absoluta, o que poderá dar tentações a vieira de ser ainda mais autoritário e de dizer aquelas grandiloquências que só ele. A rever absolutamente. Pense-se nisso nas próximas eleições.
PS: como temia, o Benfica perdeu o jogo do municipal de Contumil. No último minuto, com um golo caído do céu, e quando procurava o tento da vitória, perante um público quase 100% adverso. Protestam os portistas contra a lesão de Andersson, originada por uma falta de Katsouranis (que daria amarelo). Para quem apoiou a expulsão de Micolli, é um bom exemplo de humor negro. E nem é preciso falar das lesões de Rui Costa e Karagounis. O desfecho do jogo só prova que a velha máxima "a sorte protege os audazes" tem excepções visíveis. E nem é a "estrelinha de campeão", que só aparece a quem por ela procura e nem a quem consegue ganhar sem saber ler nem escrever.

4 comentários:

Francisco disse...

Inádita não.
Já aconteceu mais vezes. A última foi a reelição de Fernando Martins em 1985.

João Pedro disse...

Obrigado pelo esclarecimento. Ainda assim, é rara.

Anônimo disse...

Bem hajam os derrotados.Na cidade do Porto existem mais complexos desportivos.Porém os " complexos " vêm de outros lados.É lamentável um clube ser dirigido por V e V. O que não quer dizer vitória. Pobres águias que tão maltratadas são.

João Pedro disse...

Se é lamentável que um clube seja dirigido por um dos Vs, não o é menos que outro seja quase pertença de um PC ininterrupto.