domingo, maio 27, 2007

Uma solução para os Balcãs?
Interessante, este post no Combustões, sobre as monarquias balcânicas, a forma como acabaram e a necessidade e oportunidade do seu regresso.
Foram cometidos alguns erros, é certo, como a excessiva permissividade de Mihai I em relação ao Marechal Antonescu, antes de o depôr em 1944, já demasiado tarde, ou as excessivas divergências entre as dinastias da Sérvia, que não facilitaram certamente a vida dos seus monarcas. Mas as alianças com o Eixo, decididas por ditadores governativos sem escrúpulos, e a consequente submissão perante o ocupante soviético ditaram o fim da maioria das monarquias balcânicas. No sul, o Montenegro já tinha sido incorporado na Jugoslávia através de um processo pouco claro, em que se depôs a Monarquia sob a acusação de pactuar com o inimigo austro-húngaro. A Albânia também viu o Rei Zog perder o trono com a invasão italiana e a posterior instalação do regime de Enver Hoxha. Na Grécia caíu o Rei Constantino II, deposto primeiro pela famigerada junta dos coroneis, e a definitivamente destronado, mais tarde, por um referendo de imparcialidade duvidosa. E se se puder juntar ao rol, em Itália, os Sabóias foram igualmente afastados e exilados por um ecrutínio manipulado e quase fraudulento.
Mas apesar da hostilidade dos soviéticos, da incompreensão dos americanos e da indiferença dos europeus das gerações seguintes, há sinais de mudança nos Balcãs. Simeão II, recorde-se, tornou-se primeiro-ministro da Bulgária cinquenta anos depois da sua deposição. Alexandre Karađorđević, pretendente ao trono sérvio, tem um grande apoio entre o povo, a avaliar por algumas manifestações que lhe foram dirigidas desde o seu regresso definitivo.
Quem sabe se não será o regresso das monarquias a colocar definitivamente o Leste a par do resto da Europa, a enterrar velhos ódios e a devolver a confiança aos seus cidadãos.

2 comentários:

Movimento Pela Net Mais Barata disse...

E a solução para a net é vir ao nosso blog falar da vossa experiência como utilizadores e denunciar o que está mal. Contamos convosco!

PMS disse...

http://norteamos.blogspot.com/