segunda-feira, fevereiro 11, 2008

O desastre de Munique de 1958

Sem net durante alguns dias, não consegui alimentar" devidamente o blogue. Vamos se conseguimos recuperar o tempo perdido.
Ainda em tempo de efemérides, recordo o desastre de aviação do Manchester United em Munique, cujos 50 anos se relembraram agora. A 6 de Fevereiro de 1958, um avião que levantava voo do aeroporto de Munique, transportando a equipa do MU e alguns directores, jornalistas e adeptos despenhou-se ainda na pista, por causa do clima e de problemas técnicos (e atambém humanos, ao que parece). O avião vinha de Belgrado, onde os ingleses tinham empatado com o Estrela Vermelha a 3 golos, e fazia escala na capital da Baviera. Pereceram 8 jogadores do United e mais outros 12 tripulantes. entre os sobreviventes estavam o promissor Bobby Charlton e o técnico Matt Bubsy, por cuja vida se temeu durante alguns dias.

A tragédia podia ter acabado com a carreira ascendente do United, mas Bubsy conseguiu reunir os jogadores que lhe restavam, e a partir daquela o United trepou pela Inglaterra e por essa europa acima até conquistar a Taça dos Campeões europeus, ao Benfica, em 1968, com uma táctica que esgotou Eusébio e o Glorioso.

Viu-se um pouco dessa tenacidade quenado voltaram a ser campeões europeus em 1999, perante o Bayern. Mas aí só tiveram de recuperar de um golo de desvantagem. Em 58, a morte dos companheiros e o choque pelo desastre era um trauma dificílimo de ultrapassar. De certa forma, como se pôde ver numa recente entrevista a Bobby Charlton sobre o acontecimento, nunca deixará de pesar sempre na memória daqueles sobreviventes, nem no imaginário dos adeptos do MUnited, de tal forma que Morrissey até compôs uma música recordando a tragédia. Mas conseguiram levantar-se e ir mais além, mesmo que esse dia de Fevereiro de 1958 os tenha sempre acompanhado.

Nenhum comentário: