sábado, setembro 13, 2008

A frase de Salina

 
Esta noite revi o O Leopardo, o magnífico filme de Visconti inspirado no livro de Lampedusa. E tirei a limpo uma dúvida que já tinha há algum tempo. Quando se refere a obra - o livro ou o filme, tanto faz - costuma-se invocar uma frase proferida pelo Príncipe de Salina da seguinte forma: é preciso que algo mude para que tudo fique na mesma. Parecia-me que a frase não era exactamente assim, e hoje confirmei-o: na realidade, o Príncipe/Burt Lancaster diz é preciso que uma ou duas coisas mudem para que tudo fique na mesma.
A prova mais evidente da sabedoria dessa máxima é que a correcção que serviu de propósito a este post não lhe retirou qualquer sentido.

2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Grande filme. O Salina lá sabia e é uma pena muitos monárquicos não terem visto O Leopardo. Lembra-se daquele outro que andava sempre atrás dele e que era mais papista que o Papa? esse mesmo, a quem o Salina disse a famosa frase. Muitos monárquicos deviam ouvi-la também. Mas não querem.

João Pedro disse...

Don Ciccio, o organista, aliás Serge Regianni. Alguém que se achava em permanente dívida para com os Bourbons das Duas-Sicílias e que por isso não aceitava os Saboia. Olhando para o tradicionalismo dos primeiros, poder-se-ia ver aí uma espécie de confronto miguelistas-liberais À italiana.