sexta-feira, outubro 21, 2016

Imagens da Caledónia


A Escócia é um bom destino de viagem de inícios de Outono, até porque as temperaturas parecem as de Dezembro em Portugal. Mas se se tiver a sorte de não apanhar chuva - difícil mas perfeitamente possível - vale bem a pena. As paisagens das Highlands são imponentes e belíssimas, principalmente a que rodeiam os lochs. Edimburgo é uma cidade ao mesmo tempo monumental e dinâmica. E as velhas tradições coexistem com a modernidade. Ninguém se admire se vir à noite, nos pubs ou restaurantes,  homens de kilt sem serem empregados ou guias turísticos.


Edimburgo ao pôr do sol, vista de um dos clássicos miradouros, a Carlton Hill.


O ex-líbris da capital escocesa, o imponente Castelo de Edimburgo, onde entre outras estão guardadas as jóias da coroa da Escócia, que em 300 anos, só de lá saíram uma vez para a abertura do parlamento, em fins dos anos noventa.

Urquhart Castle, sentinela do Loch Ness. Por ele passaram diversos defensores, invasores, como o clá MacDonald, e reis escoceses. Em fins do século XVII, em plena guerra civil, uma explosão provocada pela própria guarnição em fuga para impedir a tomada pelos Jacobitas retirou-lhe muita da imponência de outrora.


O Loch Ness, visto do Norte, perto de Dores.Uma combinação de cores única, com o famoso lago e os seus 35 quilómetros de comprimento em e evidência.


Inverness, principal burgo das Highlands, atravessada pelo rio Ness, que nasce no loch com o mesmo nome. Uma igreja por cada denominação. À esquerda, a igreja católica local, com um serviço de missa especial em polaco.

Uma curiosidade: como disse um amigo meu, encontra-se uma Union Jack nas Highlands é tão difícil como avistar a Nessie. E no entanto, no referendo de 2014 sobre a independência da Escócia, a maioria dos locais votaram pela permanência no Reino Unido.

Nenhum comentário: