sexta-feira, novembro 19, 2004

O insulto na blogoesfera

A blogoesfera está na realidade a passar por uma fase demasiado insultuosa para o meu gosto, ou de qualquer ser que se preze. Um dos exemplos mais visíveis é de alguns posts mais infelizes do Acidental, que parece atravessar um período mais quezilento e agressivo, o que infelizmente tolda o espírito e retira qualidade a muitos textos que seriam um bom motivo para uma discussão mais séria. Refira-se que quase todos esses posts têm como alvo o Barnabé (a propósito, de que falaria Paulo Pinto de Mascarenhas quando se referiu à "esquerda do acho extraordinário"), numa troca de tiros infantil e maçadora. apropósito, há que dar os parabéns pelo milhão de visitantes do citado blog de esquerda. Pena é que nas suas caixas de comentários continuem a surgir criaturas que, a coberto do anonimato, insultam da pior forma, e sem exprimir qualquer argumento, quem quer que seja que os contrarie. Eu próprio fui aí alvo das injúrias de um qualquer garoto suburbano a coberto de um pseudónimo supostamente nacionalista.
Mas a propósito desta questão dos insultos blogoesféricos (e creio mesmo que por causa de alguns dos casos atrás mencionados) Pedro Mexia escreve um magnífico texto, próprio da referência dos blogs que é, dissecando a questão, dando exemplos e deixando a sua marca moral, camuflada por um ligeiro tom blasé. Um post que devia ser obrigatório para todos os que blogam ou escrevem nas caixas de comentários, sob pena de se ficar sem acesso à net durante seis meses.

Adenda: não se pense que O Acidental está totalmente em pé de guerra; recorda também "coisas boas", como o demonstra o Rodrigo Moita de Deus.

2 comentários:

A. Narciso disse...

Bom dia João,

Concordo com a tua analise à actual fase da blogosfera. Por detrás do anonimato têm ao longo do tempo aparecido comentários bem mais agressivos, assim como posts tb eles insultuosos. E julgo que se entrou numa fase de reacção em cadeia. Acção-Reacção. Corremos o risco de assistir a um desfilar de insultos entre blogs se não ouver um pouco mais de bom senso. O que se quer é debate, discussão... o insulto era bem dispensavel.
Em relação ao texto do Pedro Mexia andei à procura no blog referido mas n encontrei (o link directo que colocaste está, sem razão aparente, quebrado).
Abraço

João Pedro disse...

É verdade, Alexandre.Obrigado pela chamada de atenção.O link já está corrigido e o texto disponível. quanto aos insultos, é uma praga que temos de aguentar, mas não impunemente: pode-se sempre remover os comentários menos educados que nos sejam dirigidos; não por uma questão de intolerância, mas de bom senso.