sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Woody Allen em Barcelona




Entre a torrente de filmes que valerá a pena ver, não podia deixar passar o Woody Allen do ano, Vicky Cristina Barcelona, para testemunhar o encontro entre o neurótico realizador novaiorquino e a luz do Mediterrâneo.

Gostei do filme, mas não é nehuma obra-prima. Sem ficar desapontado, esperava mais: que Barcelona fosse uma nova lufada de inspiração, como havia sido Londres. A influência meridional e mediterrânica está lá (há luz por toda a parte, estamos no Verão). Mas a capital catalã fica-se pelos postais turísticos mais conhecidos (Sagrada Família, Parque Guell, Casa Millá) não se conseguindo captar a sua verdadeira essência. Consegue-se mais apanhar Oviedo nos vinte minutos em que a fita sepassa lá do que Barcelona (falo de cor porque não conheço nehuma das duas). A trama surpreende um pouco até meio, com a troca de posições entre a estouvada Cristina e a prudente Vicky na sua relação com o pintor Juan Manuel Gonzalo (Javier Bardem), mas depois deixa-se andar em piloto automático, num andamento suporífero salvo pela aparição da personagem de Penélope Cruz, uma neurótica que ameaça sempre deixar o seu caso com o artista numa eterna história de faca e alguidar. Refresca inteiramente o filme no momento mais modorrento. Como diz Lauro António, as duas raparigas americanas são personagens de Woody Allen, enquanto que as de Bardem e Cruz provêm directamente do cinema de Pedro Almodôvar. E é sobretudo ela que salva o filme, num momento em que já nada fazia lembrar que ela apareceria.


Não sendo um filme maior de Allen, vale bem o dinheiro do bilhete. Penélope tem uma interpretação fabulosa, Bardem tem piada com artista boémio que faz as mais descaradas propostas sem um franzir de sobrolho, Scarlett fica sempre bem no postal com o seu cabelo luminoso, e é bom ver um filme de Woody Allen num ambiente mais solarengo, para variar. E sobretudo, deu para conhecer a encantadora Rebecca Hall, para mim até agora desconhecida, mas a quem prestarei mais atenção doravante.


Nenhum comentário: