terça-feira, fevereiro 03, 2004

Talvez portugal não seja o país de 3º Mundo que tantos apregoam.
Ontem estive durante momentos a observar o descendente directo do antigo "Flash-Back", ouvindo José Magalhães, Lobo Xavier e Pacheco Pereira.
O último referia-se, a propósito das incidências da morte do Feher, à "histeria dos portugueses, empolada pelos media, tal como já tinha acontecido com Timor-Leste". E rematava ainda:"em nenhum outro país da Europa isto aconteceria, só talvez em África e na América Latina".
Já se sabe que o eminente membro da blogosfera foge dos unanimismos e das questões consensuais como o diabo da cruz. Talvez para cultivar aquele ar de voz superior e do contra. Agora, que isso lhe dá uma imagem de insensibilidade e calculismo, lá isso dá-lhe, o mais possível. Até posso concordar quando se refere a exageros dos media, mas quanto ao resto, o que Pacheco Pereira pede é que as pessoas recalquem os seus sentimentos, dando uma ideia de racionalidade que manifestamente não têm, porque as emoções são uma componente humana. Até do ponto de vista psíquico é censurável; como tantos psicólogos afirmam, o luto é um processo pessoal e necessário, até a dor passar, e, aí sim, a vida seguir o seu curso normal. Já o caso de Timor é mais sério: não se tratou de uma expurgação da dor, mas de uma enorme onda de solidariedade e apoio à causa de um povo que estava a ser autenticamente chacinado, e que acabou por dar frutos. Se imitássemos Pacheco Pereira, na sua eterna torre de marfim, e com os seus academismos inconsequentes, ainda hoje Timor seria uma colónia da Indonésia, vítima sabe-se lá de que abusos. Mas deste aspecto essencial e simples o prezado colega "bloguista" não compreendeu absolutamente nada, longe disso. E aquela mania de considerar o povo lusitano histérico é absolutamente irrelevante. Os portugueses são assim naturalmente, sentimentais, embore para certas pessoas isso seja quase uma ofensa, já que confundem com "boçalidade" algo perfeitamente diverso. Esta existe, sem dúvida. Mas para aclarar as ideias relembro que a comunicação social "voyeurista" é proveniente sobretudo dos países anglo-saxónicos (com exemplos bem conhecidos) e que programas televisivos como o Big-Brother são uma criação holandesa. Ah, e o hooliganismo também nasceu mais a Norte. E então, a "histeria" só existe em Portugal?
A propósito do hábito de denegrir tudo o que se passa em Portugal, li ontem no Público uma tristíssima notícia , que, a ter lugar cá, provocaria logo comentários do tipo "isto só em Portugal", ou "somos um país do 3º Mundo".
É possível. Mas se tal fôr verdade, a Escócia, permitindo que os seus idosos pereçam assim nos lugares que lhes deviam proporcionar mais segurança e paz, não está certamente num Mundo de categoria superior.

Nenhum comentário: