quarta-feira, abril 27, 2005

Emoções

Contra as expectativas formadas até às quatro da manhã de Sábado, Ribeiro e Castro subiu à liderança do CDS-PP, derrotando os "vencedores antecipados", o aparelho partidário e a Geração Altis. Telmo Correia acabou por ver a presidência fugir-lhe por entre os dedos, culpa talvez das suas hesitações nestes dois meses e de algum cinzentismo que nunca conseguiu afastar. Deu-me um gozo incrível ver as distritais, essas fontes de boys e de clientelismo provinciano, ficarem às aranhas com o triunfo dos históricos (e já agora por ver que o inefável João Almeida, esse ícone do vazio de ideias, não logrou chegar a Secretário-Geral). As bases preferiram o regresso do velho CDS que a continuidade da linha PP, no que se poderá traduzir de certa forma numa derrota pessoal de Paulo Portas, a caminho da sua voluntária travessia do deserto. E assim veremos à frente dos "centristas populares" alguém que andou lado a lado com Freitas do Amaral e que ficou conhecido pelo seu lugar em Estrasburgo e pela sua polémica vice-presidência no Benfica, em que teve o bom senso de bater a porta na altura certa.

Por falar no Glorioso: vai grande a polémica por causa do jogo com o Estoril. Depois de todas as críticas por causa da mudança do lugar do jogo (que permitiu ao clube da linha arrecadar a sua maior receita de sempre), que não se podia realizar nem no Restelo, nem no Estádio Nacional, ou em Leiria, e muito menos na Luz e em Alvalade, os protestos recaíram no árbitro, porque, como era sua obrigação, expulsou um jogador merecedor de dois amarelos e outro por palavras que só ele saberá quais são. Acresce ainda o facto de o Estoril ter realizado um(!) remate em todo o jogo e de praticamente ter dado mais atenção ás canelas dos jogadores do Benfica que à bola, redondo objectivo de qualquer embate. Os comentários finais da equipa técnica do Sport...Estoril-Praia roçaram o patético, com acusações de que o árbitro"tinha uma camisola do Benfica e chuteiras vermelhas". Com certeza que Litos pretendia que cada pontapé dos seus jogadores fosse alvo de um delicado pedido de moderação por parte do juíz. A propósito, seria bom lembrar que a equipa da Linha é a que mais cartões tem visto ao longo da época, o que ajuda a explicar muita coisa. E que fez a vida negra a Benfica, Porto e Boavista mas perante o Sporting teve estranhos adormecimentos, por muito que o intragável irmão da Drª Manuela Ferreira Leite o negue.
Ah, mas claro: já ouvi a teoria de que os canarinhos teriam feito faltas de propósito para serem admoestrados e terem ficado reduzidos em número. Ou que o Benfica já os teria provocado premeditadamente para colher esses resultados. Brilhante! Brilhante teoria da conspiração, a juntar às restantes 458.
A realidade, porém, é que talvez os adeptos não-benfiquistas (onde se incluem muitos claramente anti-) estejam preocupados com o facto deste ano o jejum poder finalmente acabar. Qualquer outro clube atrairia metade dos protestos que o Benfica fomenta. Assim sendo, temos de nos habituar. Nós e os outros. A simples calúnia e a verdadeira indignação sempre andaram lado a lado.
E só para lembrar: os profetas das desgraças, aqueles que usm como lema "o Benfica está a afundar-se cada vez mais" com um sorriso afivelado nos lábios, também previam que Manorras jamais voltasse a pisar um relvado. E muito menos que já levasse cinco golos nesta altura.

Percorri enfim o interior da Casa da Música. A luz e o brilho são as principais características daquele edifício, cuja real dimensão é bem maior do que aquilo que parece visto de fora. Aguardo um espectáculo com qualidade que não esgote em duas horas para comprovar as condições acústicas (fantásticas, segundo dizem) do gaveto da rotunda da Boavista.

PS: o caríssimo Carlos Loureiro, do Blasfémias, faz uma referência (e acrescenta o respectivo link) de A Ágora. O post provocou ligeiras e pertinentes interrogações nos comentários. Um grande agradecimento ao Carlos deste ponto da blogoesfera.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post.
Cumprimentos.
FPVC
(http://queridosjornalistasdesportivos.blogspot.com/)