terça-feira, julho 10, 2007

A minha ideia dos candidatos

Não voto em Lisboa. Não dei toda a minha atenção à situação que levou à queda da edilidade da capital e à convocação de eleições antecipadas, nem às confusões para a marcação da data. A escolha dos candidatos pareceu-me mais interessante (sobretudo porque são muitos), e alguns planos também. A campanha tem sido morna, talvez por causa da falta de paciência dos lisboetas para votos.

Quase não vi o debate entre os 12 candidatos, que de resto me pareceu mais justo do que a 7, sem exclusões, por isso deixo aqui a impressão que já tinha de cada um.



António Costa é um candidato forte graças ao seu peso no PS e no Governo, e ao facto de ser conhecido do público. Teve como única experiÊncia autárquica a candidatura (e derrota) à câmara de Loures, em 1993, em que ficou conhecido pela rábula do burro e do Ferrari. Não se lhe conheciam anteriormente ideias para Lisboa, pelo que dá toda a impressão de se estar a fazer ao célebre "lugar-trampolim". até porque dificilmente não ganhará.



Fernando Negrão: uma segunda escolha, talvez chamado pela seriedade e honestidade por que é conhecido, para contrastar com a obscuridade dos negócios dos últimos anos da CML. Revelou total impreparação para a candidatura. Adivinha-se uma derrota pesada, mas "honrada", como em tempos Macário Correia. Daqui a uns anos chamam-no de novo para Setúbal.

Carmona Rodrigues: podia ter feito uma sólida e prestigiada carreira académica, mas meteu-se nisto, e só por birra ou orgulho ferido é que se candidatou. Pelo que vi, caíria nos mesmos erros, mas reúme surpreendente apoio.

Helena Roseta: como Bastonária do Ordem dos Arquitectos e pela sua anterior experiência na câmara de Cascais, é mais uma experiência para testar se o MIRC consegue segurar os votos de Alegre do que uma candidatura com reais possibilidades de ganhar, o que se vê pela campanha algo miserabilista. Interessante de início, sofreu alguma atabalhoação a certa altura, e tem vindo a perder fulgor.

Ruben de Carvalho: o responsável pela Festa do Avante era o candidato esperado. Serve sobretudo para segurar o eleitorado CDU. Campanha discreta, salvo pelos inúmeros carros de som que percorrem Lisboa a toda a hora.


Telmo Correia: uma escolha do aparelho portista, que como se sabe e o próprio Portas, de quem o candidato é um clone apagado. Como tal, não parece ter ideias próprias e as suas propostas são previsíveis e escassas. Tenta segurar um lugar na vereação, mas arrisca-se a não o conseguir, o que revelaria que o regresso à maluca de Portas e a campanha visando o Governo não dão grandes frutos.

José Sá Fernandes: será útil se permanecer como vereador (coisa que não está garantida), mas cai por vezes no populismo. A campanha do "Zé que faz falta" é sinal disso mesmo. Reúne o apoio de alguns ex-PPMs (do autêntico), por causa da questão dos corredores verdes.

Manuel Monteiro: candidatura para mostrar que o PND "está lá", apesar de viver em Matosinhos. A ideia de trazer o bonceo Manuel Bexiga para Lisboa é despropositada. Não será certamente eleito, mas não seria pior se o ouvissem por vezes.

Garcia Pereira: um candidato experiente (deve ser a 298ª candidatura), praticamente a única cara do MRPP. Conhece os problemas, mas apresenta um megalómano plano do "grande porto, grande aeroporto, grande centro turístico". Ainda mais?

José Pinto Coelho: as ideias para a segurança são minimalistas e não são de grande confiança. A ideia da "Lisboa Branca" é perfeitamente disparatada. Desde quando é que, tirando a arquitectura, Lisboa é uma cidade só de gente branca? Quando era Olissipo?

O deputado Quartin Graça, do MPT, tem pouca visibilidade, tal como o seu partido, no qual até já votei. Falta de meios e ideias que se confundem com as de outros candidatos contribuem para isso.

Gonçalo da Câmara Pereira, do neo-PPM: a candidatura patética por excelência, para dar o toque de humor sempre necessário. Um candidato que diz que quer dar um barquinho à vela a cada criança, que governar a CML é como "governar a casa", e que além disso está confiante na sua maioria absoluta não pode ser levado minimamente a sério.

Nenhum comentário: