sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Fúrias divinas


Há milénios que as tempestades, e particularmente as trovoadas, são interpretadas como sendo produto de uma fúria divina. Zeus dardejava raios do Olimpo, e para os nórdicos, Thor produzia-os a golpes de martelo. Ainda me lembro de ouvir mulheres a afirmar que quando havia trovoada era com certeza "Deus a ralhar".
 
Por muito que conheçamos os fenómenos metereológicos e as suas causas, há coisas que parecem mesmo demonstrar uma qualquer fúria divina. O terramoto descrito nos Evangelhos, quando Cristo expirou na Cruz, por exemplo, e cuja veracidade foi reconfirmada há pouco tempo. Mas nada desperta mais essa ideia do que os relâmpagos, por surgirem do negrume dos céus e fulminarem os seus alvos.
 
Na sequência do anúncio da renúncia do Papa, no mesmo dia, e a meio de uma tempestade nada estranha para a época, uma imagem condizente com o "estrondo" da notícia. Se passarmos o simples "fenómeno metereológico" e imaginarmos que seria uma mensagem divina, seria uma atitude de reprovação do gesto do Papa? Ou tal como no baptismo de Jesus, Deus quereria dizer "Este é o meu filho Bento, meu vigário sobre a Terra. Ouvi-o!"?
 
 

Nenhum comentário: